terça-feira, janeiro 27, 2009

270 dias

Acho que é um bom número para se comemorar… tão bom como qualquer outro.

O meu carrapito está um reguila, já sabe reclamar quando não consegue o que quer e faz um beicinho tão giro que é impossível leva-lo a sério, dá vontade é de rir.
Já está hipnotizado pele avô, quando o vê esgadanha toda a gente até conseguir o colo dele, depois é vê-los a mexericar em tudo pela casa fora.

Este vídeo é do inicio do mês, agora está imparável, só quer ir para o chão e pôr-se a milhas, está rápido demais para o meu gosto, claro que já teve alguns dissabores de umas turras mas nem assim ele muda de ideias. Quando apanha as pernas de alguém, uma cadeira, o sofá… ou até a pobre Fionda, aproveita para se por de pé. Adora a Fionda, adora os ossos de pele prensada que compramos para ela, quando menos esperamos está de osso na mão a ameaçar quem se aproxime, se já provou do dito, ainda não vi, mas não me ia surpreender. A comida da cachorra ainda só escapou porque está na cozinha e ele não vai para lá.

Gosta de bater palminhas e já vai dizendo adeus se estiver p’rai virado. Está completamente bi-dente e para já assim se mantém, já estão bem cá fora e funcionam nos dedos dos mais atrevidos, bem… dedos, queixo, nariz… basta que se aproxime.

Continua a ser o meu orgulho como cozinheira, sim, euzinha que nunca dei uma para a caixa na cozinha, tenho alguém que gosta realmente do que eu faço, para ajudar fui a feliz contemplada com um workshop de culinária para bebés pela Solange Burri no concurso do mês de Dezembro do site Planeamento de uma Gravidez, vai ser um bebé com uma alimentação muito rica… pelo menos de boas intenções :P

sexta-feira, janeiro 16, 2009

Semana da Leishmaniose - Rastreios gratuitos !

A Semana da Leishmaniose surge como resposta ao grande objectivo do ONLeish: a criação de uma rede de vigilância epidemiológica da Leishmaniose em Portugal.

De 19 a 24 de Janeiro de 2009, poderá fazer o RASTREIO GRATUITO DA LEISHMANIOSE CANINA ao seu cão. Vamos rastrear cerca de 3000 cães em todo o terrritório continental. Para tal, contamos com a colaboração de mais de 130 Centros de Atendimento Médico-Veterinário; cada um irá recolher algumas dezenas de amostras.

Pretende-se que a “A Semana da Leishmaniose” tenha projecção Nacional para:

  • Alertar e sensibilizar os proprietários dos cães para a doença
  • Mobilizar os proprietários dos cães para os CAMV envolvidos no evento de forma a mais facilmente se obter o número de amostras desejadas.


Esta iniciativa é pioneira em Portugal e na Europa e permitirá pela primeira vez fazer um levantamento epidemiológico global da Leishmaniose Canina.

Qual a importância de um rastreio ao nível nacional? E ao nível da sua região?

Este tipo de rastreio é muito importante pois permitirá simultaneamente a avaliação da seroprevalência em Portugal continental, o conhecimento da situação actual da infecção (o que estabelecerá uma base de comparação para futuros estudos), permitindo a sensibilização das populações para esta doença e mais especificamente para a necessidade de prevenir e de diagnosticar precocemente a Leishmaniose.

Localmente, esta iniciativa adquire relevância ainda mais significativa, pois permite criar e/ou adequar medidas de prevenção e educação à realidade de cada população.

Quais são os Centros de Atendimento Médico Veterinário onde pode fazer o rastreio ao seu cão?

Como referido acima, estão envolvidos neste rastreio mais de 130 Centros de Atendimento Médico-Veterinário situados em mais de 60 cidades e vilas.

Para ter acesso à lista completa de CAMV envolvidos basta clicar aqui.

Como é feito o rastreio ao meu cão?

O(a) Médico(a)-Veterinário(a) do Centro de Atendimento Médico-Veterinário irá colher um pouco de sangue ao seu animal e colocá-lo num pedaço de papel de filtro.

Como poderei saber o resultado do exame?

O resultado do exame ser-lhe-á comunicado pelo(a) Médico(a)-Veterinário(a) do Centro de Atendimento Médico-Veterinário onde realizou o rastreio. Pelo facto de se tratar de um número elevado de análises, o prazo máximo de comunicação dos resultados poderá atingir os 3 meses.