domingo, agosto 30, 2009

Triste...

Tudo lá fora está coberto por um manto de fuligem, o céu não tem estrelas só aquela nuvem escura que deixa a lua vermelha... estas, cada vez menos, matas fazem-nos tanta falta...

Antes achava a viagem do Alto de Quintela a Mesão Frio escura, húmida e sombria, atravessava um túnel de denso pinhal... obviamente durante o verão adorava a fresca que se sentia mal se começava a descer e se entrava na sombra... agora não há nada, só uns eucaliptos que vão secando ainda mais a terra e matando os poucos pinheiros que ainda teimam em rebentar.

Leis que dizem ser obrigatório limpar matas, ninguém cumpre, ninguém é multado, viva a republica dos bananas... perdem-se casas, perdem-se bombeiros e o estado anda a gastar o dinheiro dos contribuintes em campanha eleitoral.

TSF

sexta-feira, agosto 28, 2009

A banhos

É verdade, estivemos a banhos. Uma semana no Algarve que soube a muito pouco, realmente menos de 15 dias de papo pró ar em terras estrangeiras não tem piada. Sesmarias (Lagoa) é uma terrinha simpática ainda com cheiro a zona agrícola bem calminha, das três vezes que fui à praia (Farragudo, Armação de Pêra e outra que não me lembro o nome) tomou-se sempre banho de mar, e com o brinde da choradeira sempre que tinha de se sair da água.
No aldeamento onde ficamos havia piscina e eram horas de brincadeira até o cansaço vencer ou até a paciente avó chamar para jantar.
Fomos ver uma exposição gigantesca de construções na areia, foi fabuloso!!

O primo é que já fugia de tanto abraço e beijo, o catraio agora deu-lhe para ser beijoqueiro e mal ve o Migú quer é logo espetar-lhe uma beijoca.

A segunda semana foi passada em casa dos avós, na piscina da terra ou dentro de uma banheira velha que está estrategicamente colocada no jardim. Uma delicia de férias!

segunda-feira, agosto 10, 2009

Aconteceu...

Não sei qual o motivo mas aconteceu, adormeceu no carro eram umas 10 e meia, não acordou quando paramos à porta de casa, continuou a dormir quando peguei nele, vesti-lhe o pijama e só acordou às 8 da manha para mamar... depois dormiu até às 9 e meia.

Acho que foi um passarinho que lhe disse que a mamã dele precisava de dormir e deu uma prenda destas. Muito obrigada meu doce mai lindo do mundo!

domingo, agosto 09, 2009

Crianças vegetarianas...sim ou não? - Artigo BabySol®

Bom demais para não ser partilhado.

Vegetariano: como definir?
A Sociedade Vegetariana do Reino Unido define “vegetariano” como alguém que não come nenhum tipo de carne e derivados, incluindo a de aves bem como peixe, marisco ou crustáceos. Este regime alimentar baseia-se sobretudo no consumo de alimentos de origem vegetal, com ou sem consumo de lacticínios e/ou ovos.

Tipos de vegetarianismo:
Ovo-lacto-vegetarianos – regime alimentar que inclui hortícolas, fruta, leguminosas (ervilhas, lentilhas e feijões) e cereais (tais como o trigo, a aveia e o arroz), suplementado ainda com ovos e produtos lácteos (leite, creme, queijo e iogurte).
Lacto-vegetarianos – dieta composta por alimentos de origem vegetal, leite e seus derivados, excluindo os ovos.
Ovo-vegetarianos – dieta composta apenas por alimentos de origem vegetal e ovos, havendo a exclusão de produtos lácteos e seus derivados.
Vegetarianos estritos – dieta totalmente baseada em alimentos de origem vegetal, não incluindo ovos, derivados lácteos e nenhum tipo do produto de origem animal, como o mel, por exemplo.

É um regime saudável durante a infância?
A literatura científica mostra que indivíduos que seguem um regime vegetariano apresentam um risco reduzido de diversas doenças crónicas como a obesidade, doença de artéria coronária, hipertensão, diabetes mellitus e alguns tipos de cancro. A American Dietetic Association (ADA) refere que este regime alimentar é perfeitamente saudável para a criança desde que correctamente planeado. No caso da dieta incluir ovo e/ou produtos lácteos as necessidades nutricionais da criança são facilmente satisfeitas. No caso das crianças vegetarianas estritas existem alguns cuidados que deverão ser considerados, para que não existam carências nutricionais.
As dietas vegetarianas são ricas em hidratos de carbono (glúcidos), fibras, magnésio, potássio, ácido fólico, antioxidantes (como a vitamina C e E) e fitoquímicos (carotenos, licopeno, flavonóides, por exemplo), além de apresentarem geralmente menores quantidades de gordura saturada e colesterol.


Necessidades energéticas.
Um aporte energético adequado é essencial ao crescimento de todas as crianças. Deste modo, a dieta deverá ser o mais variada possível e incluir alguns alimentos de maior densidade energética (mais calorias) como frutos secos (figos, ameixas…) e gordos (nozes, avelãs, amêndoas…), que para além de fornecerem gorduras de boa qualidade (polinsaturadas), apresentam quantidades interessantes de proteína e minerais, como o magnésio e o potássio.

A dieta vegetariana contém proteína suficiente?
Se a ingestão energética estiver adequada à criança, as necessidades de proteína serão, muito provavelmente satisfeitas. Do mesmo modo, se a dieta incluir ovo e/ou produtos lácteos, as necessidades proteicas são facilmente atingidas. De qualquer forma, recomenda-se que as crianças vegetarianas façam várias refeições ao longo do dia onde incluam leguminosas (feijão, grão, soja), derivados de soja e cereais (vegetarianos estritos). A ingestão associada de leguminosas e cereais de que é exemplo o conhecido arroz de feijão permite a obtenção de proteínas de elevada qualidade, facilmente utilizáveis pelo nosso organismo.

Vitaminas e minerais.
No planeamento de uma dieta vegetariana estrita existem algumas vitaminas e minerais aos quais se deverá prestar particular atenção, uma vez que se encontram em maior abundância e/ou com maior biodisponibilidade (mais facilmente aproveitados pelo organismo) em alimentos de origem animal. Deste modo, destacamos os minerais cálcio e ferro e as vitamina B12 e D.
Uma adequada ingestão de cálcio é fundamental durante a infância e adolescência para assegurar uma adequada deposição óssea e evitar mais tarde patologias como a osteoporose, bem como para um correcto desenvolvimento dentário. Em vegetarianos estritos o cálcio poderá ser obtido através da ingestão de bebidas de soja suplementadas com este mineral, bem como com os derivados de soja (tofu, por exemplo). As leguminosas como o feijão, lentilhas, grão-de-bico, frutos secos, sementes (linhaça, sésamo…) e vegetais de folha verde fornecem igualmente cálcio e contém quantidades apreciáveis de ferro. O consumo de alimentos ricos em vitamina C (fruta crua como laranja, kiwi, morangos e tomate…) numa refeição que inclua alimentos fornecedores de ferro pode triplicar a sua absorção.
A vitamina B12 é encontrada exclusivamente em alimentos de origem animal, excepto nas algas, pelo que vegetarianos estritos deverão consumir alimentos suplementados com esta vitamina como cereais de pequeno-almoço, derivados de soja ou recorrer a suplementos específicos desta vitamina, com devida recomendação médica. A vitamina B12 possui uma função indispensável na formação do sangue, bem como na adequada manutenção do sistema nervoso.
O nosso organismo necessita igualmente de vitamina D, o qual poderá ser obtido através de diversos produtos alimentares suplementados nesta vitamina, como os cereais de pequeno-almoço ou as bebidas de soja, ou mais facilmente, pela exposição à luz solar. Quinze a vinte minutos de exposição diária, enquanto as crianças brincam por exemplo, é suficiente para síntese de vitamina D, a qual promove a absorção de cálcio.

Resumindo…
Uma dieta vegetariana, mesmo que estrita, poderá ser nutricionalmente adequada às necessidades nutricionais da criança. Contudo, deverá ser correctamente planeada para evitar carências nutricionais na criança em desenvolvimento.

Em caso de dúvida, não hesite em consultar o seu médico e nutricionista.

Nutricionista


Retirado do Blog BabySol

segunda-feira, agosto 03, 2009

Danadinho...

Misteriosamente um carro enorme apareceu dentro da sanita... já perguntei a todos os habitantes cá de casa quem foi que meteu lá o carro, mas ninguém se acusa. Nem sei o que lhe fazer, se deitar fora se lavar, seja lá como se faz isso, é um carro com mecanismo dentro e custa-me deitar coisas fora assim novas :(

Outro acontecimento imediato de 3º grau foi ao jantar, todos chegamos tarde então foi-se buscar umas costelinhas à churrasqueira, jantou-se e enquanto se levantava a mesa o ganapo puxou a toalha da mesa e quando demos por ela já estava agarrado a uma costela e com molho até aos olhos, uma pessoa até que se devia chatear por ele puxar a toalha da mesa, já correu mal e deitou a comida dele ao chão, mas hoje foi mesmo engraçado, nem sermão lhe consegui dar.

Quem precisa de televisão com aventuras destas aqui tão perto?

Amanha é a consulta dos 15 meses, lá vou ter de ouvir que o leite de vaca próprio para os pequenos bezerros é melhor para o meu filho que o meu... mas pronto, é ouvidos moucos e andar pra frente. Já pensei não ir mais a estas consultas de rotina, acho uma parvoíce ir ao medico quando não se está doente, lamento mas nada do que lá fazem previne o que quer que seja, só vejo é receitarem coisas desnecessárias, é ver bebés já cheios de químicos no organismo que lhes danificam o sistema imunitário, por vezes de forma irreparável sem motivo nenhum... só para prevenir. À custa disso temos crianças com desordens alimentares, asmáticas, alérgicas, com gastroenterites umas atrás das outras... tudo por causa de medicação a mais antes de ser precisa.

Bem, seja como for lá vou eu remar contra a maré, só espero é que não esteja muito vento.

Duvida

Expliquem-me se eu entendi errado, uma noticia na TV dizia que um guarda da GNR matou um assaltante e foi condenado a 17 anos de cadeia por isso, pelos vistos está tudo cheio de pena do jovem criminoso... é normal?