sábado, setembro 26, 2009

Quase 17 meses

Quando faz maldades fica de castigo, mas não vai sozinho, o urso tem sempre de ir junto... Tanto se agarra a mim a dar miminhos, abraços apertados, beijos, como de repente porque é contrariado desata numa gritaria que deixa os ouvidos de qualquer um em fanicos.
Ainda não sei se prefere o potinho ou o redutor da sanita para fazer xixi, mas distrai-se com facilidade e o xixi fica a meio, outras vezes sou lenta, e como ir à casa de banho já é condicionante de xixi, às vezes começa antes de estar sentado.

Vou inscreve-lo na piscina, vai ele e o Migú, é só uma vez por semanas mas vai-lhe fazer bem. Ele adora tudo que é agua, quente, morna, fria, etc por ele andava sempre lá metido. Nas férias era sempre berreiro para sair da água, mesmo geladinho, quase roxo e todo enrugado. Não quero que ele perca este gosto pela água, não é nenhuma aula com monitor, é mesmo ir à piscina com a mamã, brincar e chapinhar um bocadinho. E eu também vou gostar de o ver ali todo divertido.

A apaixonite aguda pelo meu pai passou-lhe, mas agora é a minha mãe. A mamar antes de dormir chega a largar a mama para dizer um sonoro "vóóóó!", de manha acorda, sai da minha cama, vai para a porta e lá vem novamente o "vóóóó!". A minha mãe anda toda babada com esta adoração súbita, e eu não me importo nada.

sábado, setembro 19, 2009

Ainda sobre a Manuela MG

Eu sabia que não era só eu que tinha esta opinião... ó vai-te embora ó Manela!

"Fui director de programas da RTP e depois seu administrador. E garanto-vos que, se alguma vez algum apresentador ou jornalista desse uma entrevista a chamar-me "estúpido", a primeira coisa que aconteceria seria o cancelamento imediato do seu programa, independentemente de haver ou não eleições em curso.

Por isso me parece incompreensível que, embora rios de tinta já se tenham escrito sobre o cancelamento do jornal nacional que Manuela Moura Guedes (MMG) apresentava na TVI, todos os analistas e comentadores tenham ignorado a explosiva e provocatória entrevista que MMG deu ao Diário de Notícias dias antes de a administração da TVI lhe ter acabado com o programa.(...)"
Ler o resto no Blog "A Linha"

domingo, setembro 06, 2009

Actualidades

Lá se foi a Manuela.

Não tenho pena, não tenho saudades, já vai tarde. O que não entendo é esta confusão que se gerou em torno disto, parecia que ela era a unica a dizer mal do governo, conheço imensos jornalistas que o fazem e de muito melhor maneira. Ela era/é pessima jornalista, um pivot de televisão horroroso (em nenhum canal de qualquer pais civilizado uma mulher daquelas era posta em frente às câmaras, só mesmo em Portugal por ser a "mulher do chefe") e muito mal educada. Ao contrário do que se diz o programa não foi cancelado, simplesmente ela foi afastada, o marido já lá não está nada obriga a terem de continuar a aturar maus trabalhadores, se depois ela e a equipa se demitiram não estou a ver onde está a polémica.

Com tanto bom jornalista, jornalistas a sério, anda tudo a chorar a saida de uma que não fazia falta... sim, a TVI tinha máximo de audiências com o Jornal Nacional e dai? o PS também teve maioria absoluta e não deixaram de ser maus governadores. Para mim tudo o que agrada às massas tem de se desconfiar, a falta de qualidade é marca registada... mas que se pode pedir a quem se contenta com "pão e circo"?. O sensacionalismo a que a TVI sempre nos habituou é a prova de que muita coisa ia mal naquela estação de televisão, precisavam fazer tudo isso para terem audiências, fazer jornalismo sério e não tendencioso dá trabalho.

Não vejo polémica nenhuma na saída da Manuela, já foi tarde!

domingo, agosto 30, 2009

Triste...

Tudo lá fora está coberto por um manto de fuligem, o céu não tem estrelas só aquela nuvem escura que deixa a lua vermelha... estas, cada vez menos, matas fazem-nos tanta falta...

Antes achava a viagem do Alto de Quintela a Mesão Frio escura, húmida e sombria, atravessava um túnel de denso pinhal... obviamente durante o verão adorava a fresca que se sentia mal se começava a descer e se entrava na sombra... agora não há nada, só uns eucaliptos que vão secando ainda mais a terra e matando os poucos pinheiros que ainda teimam em rebentar.

Leis que dizem ser obrigatório limpar matas, ninguém cumpre, ninguém é multado, viva a republica dos bananas... perdem-se casas, perdem-se bombeiros e o estado anda a gastar o dinheiro dos contribuintes em campanha eleitoral.

TSF

sexta-feira, agosto 28, 2009

A banhos

É verdade, estivemos a banhos. Uma semana no Algarve que soube a muito pouco, realmente menos de 15 dias de papo pró ar em terras estrangeiras não tem piada. Sesmarias (Lagoa) é uma terrinha simpática ainda com cheiro a zona agrícola bem calminha, das três vezes que fui à praia (Farragudo, Armação de Pêra e outra que não me lembro o nome) tomou-se sempre banho de mar, e com o brinde da choradeira sempre que tinha de se sair da água.
No aldeamento onde ficamos havia piscina e eram horas de brincadeira até o cansaço vencer ou até a paciente avó chamar para jantar.
Fomos ver uma exposição gigantesca de construções na areia, foi fabuloso!!

O primo é que já fugia de tanto abraço e beijo, o catraio agora deu-lhe para ser beijoqueiro e mal ve o Migú quer é logo espetar-lhe uma beijoca.

A segunda semana foi passada em casa dos avós, na piscina da terra ou dentro de uma banheira velha que está estrategicamente colocada no jardim. Uma delicia de férias!

segunda-feira, agosto 10, 2009

Aconteceu...

Não sei qual o motivo mas aconteceu, adormeceu no carro eram umas 10 e meia, não acordou quando paramos à porta de casa, continuou a dormir quando peguei nele, vesti-lhe o pijama e só acordou às 8 da manha para mamar... depois dormiu até às 9 e meia.

Acho que foi um passarinho que lhe disse que a mamã dele precisava de dormir e deu uma prenda destas. Muito obrigada meu doce mai lindo do mundo!

domingo, agosto 09, 2009

Crianças vegetarianas...sim ou não? - Artigo BabySol®

Bom demais para não ser partilhado.

Vegetariano: como definir?
A Sociedade Vegetariana do Reino Unido define “vegetariano” como alguém que não come nenhum tipo de carne e derivados, incluindo a de aves bem como peixe, marisco ou crustáceos. Este regime alimentar baseia-se sobretudo no consumo de alimentos de origem vegetal, com ou sem consumo de lacticínios e/ou ovos.

Tipos de vegetarianismo:
Ovo-lacto-vegetarianos – regime alimentar que inclui hortícolas, fruta, leguminosas (ervilhas, lentilhas e feijões) e cereais (tais como o trigo, a aveia e o arroz), suplementado ainda com ovos e produtos lácteos (leite, creme, queijo e iogurte).
Lacto-vegetarianos – dieta composta por alimentos de origem vegetal, leite e seus derivados, excluindo os ovos.
Ovo-vegetarianos – dieta composta apenas por alimentos de origem vegetal e ovos, havendo a exclusão de produtos lácteos e seus derivados.
Vegetarianos estritos – dieta totalmente baseada em alimentos de origem vegetal, não incluindo ovos, derivados lácteos e nenhum tipo do produto de origem animal, como o mel, por exemplo.

É um regime saudável durante a infância?
A literatura científica mostra que indivíduos que seguem um regime vegetariano apresentam um risco reduzido de diversas doenças crónicas como a obesidade, doença de artéria coronária, hipertensão, diabetes mellitus e alguns tipos de cancro. A American Dietetic Association (ADA) refere que este regime alimentar é perfeitamente saudável para a criança desde que correctamente planeado. No caso da dieta incluir ovo e/ou produtos lácteos as necessidades nutricionais da criança são facilmente satisfeitas. No caso das crianças vegetarianas estritas existem alguns cuidados que deverão ser considerados, para que não existam carências nutricionais.
As dietas vegetarianas são ricas em hidratos de carbono (glúcidos), fibras, magnésio, potássio, ácido fólico, antioxidantes (como a vitamina C e E) e fitoquímicos (carotenos, licopeno, flavonóides, por exemplo), além de apresentarem geralmente menores quantidades de gordura saturada e colesterol.


Necessidades energéticas.
Um aporte energético adequado é essencial ao crescimento de todas as crianças. Deste modo, a dieta deverá ser o mais variada possível e incluir alguns alimentos de maior densidade energética (mais calorias) como frutos secos (figos, ameixas…) e gordos (nozes, avelãs, amêndoas…), que para além de fornecerem gorduras de boa qualidade (polinsaturadas), apresentam quantidades interessantes de proteína e minerais, como o magnésio e o potássio.

A dieta vegetariana contém proteína suficiente?
Se a ingestão energética estiver adequada à criança, as necessidades de proteína serão, muito provavelmente satisfeitas. Do mesmo modo, se a dieta incluir ovo e/ou produtos lácteos, as necessidades proteicas são facilmente atingidas. De qualquer forma, recomenda-se que as crianças vegetarianas façam várias refeições ao longo do dia onde incluam leguminosas (feijão, grão, soja), derivados de soja e cereais (vegetarianos estritos). A ingestão associada de leguminosas e cereais de que é exemplo o conhecido arroz de feijão permite a obtenção de proteínas de elevada qualidade, facilmente utilizáveis pelo nosso organismo.

Vitaminas e minerais.
No planeamento de uma dieta vegetariana estrita existem algumas vitaminas e minerais aos quais se deverá prestar particular atenção, uma vez que se encontram em maior abundância e/ou com maior biodisponibilidade (mais facilmente aproveitados pelo organismo) em alimentos de origem animal. Deste modo, destacamos os minerais cálcio e ferro e as vitamina B12 e D.
Uma adequada ingestão de cálcio é fundamental durante a infância e adolescência para assegurar uma adequada deposição óssea e evitar mais tarde patologias como a osteoporose, bem como para um correcto desenvolvimento dentário. Em vegetarianos estritos o cálcio poderá ser obtido através da ingestão de bebidas de soja suplementadas com este mineral, bem como com os derivados de soja (tofu, por exemplo). As leguminosas como o feijão, lentilhas, grão-de-bico, frutos secos, sementes (linhaça, sésamo…) e vegetais de folha verde fornecem igualmente cálcio e contém quantidades apreciáveis de ferro. O consumo de alimentos ricos em vitamina C (fruta crua como laranja, kiwi, morangos e tomate…) numa refeição que inclua alimentos fornecedores de ferro pode triplicar a sua absorção.
A vitamina B12 é encontrada exclusivamente em alimentos de origem animal, excepto nas algas, pelo que vegetarianos estritos deverão consumir alimentos suplementados com esta vitamina como cereais de pequeno-almoço, derivados de soja ou recorrer a suplementos específicos desta vitamina, com devida recomendação médica. A vitamina B12 possui uma função indispensável na formação do sangue, bem como na adequada manutenção do sistema nervoso.
O nosso organismo necessita igualmente de vitamina D, o qual poderá ser obtido através de diversos produtos alimentares suplementados nesta vitamina, como os cereais de pequeno-almoço ou as bebidas de soja, ou mais facilmente, pela exposição à luz solar. Quinze a vinte minutos de exposição diária, enquanto as crianças brincam por exemplo, é suficiente para síntese de vitamina D, a qual promove a absorção de cálcio.

Resumindo…
Uma dieta vegetariana, mesmo que estrita, poderá ser nutricionalmente adequada às necessidades nutricionais da criança. Contudo, deverá ser correctamente planeada para evitar carências nutricionais na criança em desenvolvimento.

Em caso de dúvida, não hesite em consultar o seu médico e nutricionista.

Nutricionista


Retirado do Blog BabySol

segunda-feira, agosto 03, 2009

Danadinho...

Misteriosamente um carro enorme apareceu dentro da sanita... já perguntei a todos os habitantes cá de casa quem foi que meteu lá o carro, mas ninguém se acusa. Nem sei o que lhe fazer, se deitar fora se lavar, seja lá como se faz isso, é um carro com mecanismo dentro e custa-me deitar coisas fora assim novas :(

Outro acontecimento imediato de 3º grau foi ao jantar, todos chegamos tarde então foi-se buscar umas costelinhas à churrasqueira, jantou-se e enquanto se levantava a mesa o ganapo puxou a toalha da mesa e quando demos por ela já estava agarrado a uma costela e com molho até aos olhos, uma pessoa até que se devia chatear por ele puxar a toalha da mesa, já correu mal e deitou a comida dele ao chão, mas hoje foi mesmo engraçado, nem sermão lhe consegui dar.

Quem precisa de televisão com aventuras destas aqui tão perto?

Amanha é a consulta dos 15 meses, lá vou ter de ouvir que o leite de vaca próprio para os pequenos bezerros é melhor para o meu filho que o meu... mas pronto, é ouvidos moucos e andar pra frente. Já pensei não ir mais a estas consultas de rotina, acho uma parvoíce ir ao medico quando não se está doente, lamento mas nada do que lá fazem previne o que quer que seja, só vejo é receitarem coisas desnecessárias, é ver bebés já cheios de químicos no organismo que lhes danificam o sistema imunitário, por vezes de forma irreparável sem motivo nenhum... só para prevenir. À custa disso temos crianças com desordens alimentares, asmáticas, alérgicas, com gastroenterites umas atrás das outras... tudo por causa de medicação a mais antes de ser precisa.

Bem, seja como for lá vou eu remar contra a maré, só espero é que não esteja muito vento.

Duvida

Expliquem-me se eu entendi errado, uma noticia na TV dizia que um guarda da GNR matou um assaltante e foi condenado a 17 anos de cadeia por isso, pelos vistos está tudo cheio de pena do jovem criminoso... é normal?

quinta-feira, julho 30, 2009

15 meses

Aos poucos são imensas as conquistas e feitos heróicos que me deixam cheia de orgulho do meu meio quilo de gente. O sorriso continua a ser a sua melhor arma persuasora... mesmo ás 4 da manhã, não há como resistir às covinhas que aparecem naquelas bochechas mais lindas deste mundo.

Já sabe ir por as coisas ao lixo, trazer os sapatos dele para calçar, pegar no telefone, coloca-lo ao ouvido e dizer um sonoro "tá?", procurar o comando certo da TV e fazer zap por canais que eu nem sabia que existiam... este meu filhote é um must! Já não fica no parquinho, deita abaixo este mundo e o outro, então anda pela casa toda a mexericar e a meter coisas à boca.

Adora o primo, fica mesmo aos pulinhos quando ele vem cá a casa passar o dia, depois é servir de moderadora a tarde toda, quer sempre tudo o que o primo pega, quando crescerem vai ser lindo...

Fez a sua primeira viagem de comboio na semana passada, Porto-Régua... chegou com as mãos e os joelhos negros de tão sujo, mas correu a carruagem toda, meteu-se com toda a gente e atirou beijinhos aos barcos com iam rio acima. Mais viagens estão prometidas. Ainda este mês iremos ao Algarve uns dias, vamos com os avós e os papás do primo Zé, as brincadeiras vão continuar verão fora.

Apesar do verão estar bastante tímido tem sido bem mais facil suporta-lo desta forma, lembro-me de passar noites em claro e só conseguir adormecer já de madrugada... tudo por causa do calor insuportável... este ano ainda não aqueceu como devia. À custa disto o Pedrocas que dorme sempre destapado continua de pijama de manga comprida e calças, os de calções e manga curta não saíram do gavetão... hoje mesmo além do pijama ainda tem um body de manga caveada por baixo do pijama, com a chuva o ar arrefeceu imenso, o vento veio ajudar a ficar ainda mais desagradável.

Aproveitava para deixar um beijinho bem doce para a mamã da Lu que está em recuperação, vais ficar boa num instante!!!! Imagino o que te deve ter custado teres ficado longe das tuas princesas, mas foi por um bom motivo, agora têm de volta uma mãe mais descansada, estes problemas de saúde deixam qualquer uma esgotada. Agora olhar para a frente que atrás vem gente ;)

segunda-feira, julho 27, 2009

Quase 15 meses

Actualização dentária:

"Incisivos centrais inferiores 6 a 9 meses (certo, foi em Dezembro ao fazer 7 meses)
Incisivos superiores 8 a 10 meses (na fronteira dos 10 meses, em finais de Março)
Incisivos laterais inferiores 15 a 21 meses (primeira semana e ultima de Junho)
Primeiros molares 15 a 21 meses (já estão de fora os dois, foi durante este mês de Julho)
Caninos 16 a 20 meses
Segundos molares 20 a 24 meses"

Continua sem sintomas sempre que aparece um dente... noto é quando mama que alguma coisa está diferente, vou ver e lá está mais um.
Fica tão estranho com os molares e sem caninos... estes dois que já nasceram são os primeiros dentes definitivos dele, já lhe comprei uma escova de dentes. Quando eu lavo os meus ele lava os deles, mas a seguir a escova já serve para varrer o chão ou pentear o cabelo... escova polivalente esta.

domingo, julho 26, 2009

Demais!!!

E ecológico ;)

terça-feira, julho 14, 2009

8 Meses

Mais vale tarde que nunca! Por isso.... Parabéns Migú pelos teus 8 meses de idade, que completaste ontem.

Os primos têm ido à praia e a diversão é sempre grande, areia aos montes sempre com umas banhocas geladas para ajudar a lavar. O avô multiplica-se em brincadeiras e a avó faz uns lanches fabulosos sempre cheios de miminhos.


Publicidade

Será só impressão minha ou a maioria da publicidade é sobre medicamentos sobre a regulação do transito intestinal e suplementos vitamínicos?

Será que ninguém se lembra de recomendar que se melhorarem a alimentação não precisam de nada disto? Pois... comer melhor não ajuda a enriquecer ainda mais a industria farmacêutica...

quinta-feira, julho 02, 2009

1 ano e 2 meses de tropelias

Afinal e aparentemente nada aconteceu á roupa, não vi nenhuma peça tingida nem nada que tenha encolhido... as minha calças de ganga estão impecáveis. Resta-me chorar a energia gasta desnecessariamente.

Inaugurou a testa com uma tangente ao muro de casa, os pés ainda não se entendem muito bem e deu nisto, corre para o cão, uma escorregadela e de prémio uns arranhões na testa. Um bocadinho de mama e passa tudo.

A pobre Fionda é sempre o alvo do lançamento do brinquedo, mas volta sempre para lhe lamber o que estiver mais a jeito, partilham o osso de roer e outros tesouros alimentícios que não ouso mencionar.

Sem duvida 14 meses de felicidade.

quarta-feira, julho 01, 2009

segunda-feira, junho 29, 2009

Quase 14 meses

Vergonhosamente neste ultima ano só li dois livros, contra a minha média anual de 6. Obviamente que com a aventura que é ter um filhote como o Pedro não sinto muita vontade de me sentar a ler um livro quando posso muito bem brincar com ele, à noite quando ele dorme estou tão cansada que prefiro estupidificar um bocado em frente à TV, se começo a ler adormeço em 3 tempos e a literatura merece um pouco mais de respeito. Tudo isto porque vi um filme que me apaixonou, “Inkheart”. É muito importante que se leia, que se habitue os nossos filhos a ler, é um estímulo fantástico à imaginação, não há nada melhor.

Quanto ao catraio já corre a casa toda, não sei ao certo quando começou mesmo a andar mas foi p’rai á 15 dias ou 3 semanas mais ou menos, seja lá como for aprendeu depressa e agora ninguém o segura. Come muito bem com os seus 8 dentes, parece um coelho a mastigar, come de tudo, sim, já introduzi a carne e o peixe, só uma vez por semana cada um deles para que se vá adaptando. Por opção minha nunca que iria tocar em nada de carne ou peixe enquanto fosse amamentado, o grão de bico e o feijão são uma excelente fonte de proteína e bem mais tolerada pelo nosso corpo do que a de origem animal, a vitamina B12 ele recebe-a do meu leite não sendo necessário suplementos alimentares, mas como eu não sou a única família que ele tem tenho de respeitar a restante opinião do clã. Devido a esta mudança as alterações já se começaram a sentir, o cheiro do cocó dele que era perfeitamente suportável agora torna-se capaz de evacuar o compartimento onde se estiver a mudar a fralda, fica mesmo muito mal cheiroso. E, está mais ainda activo, dorme menos, mais difícil de adormecer, acorda mais vezes por noite… proteína animal é lixada de sintetizar.

Dá uns beijinhos capazes de derreter o mais gélido dos corações, repenica aquela boca de tal maneira que dá vontade de lhe estar sempre a pedir beijinhos. Antes não dava e oferecia a testa para que lhe dessem beijinhos sempre que lhos pediam a ele, agora fala-se em beijinhos lá vem ele de boca em forma de bico prontinho para os dar.

Enquanto escrevia isto o carrapito andava a passear-se pela casa, numa das minhas idas atrás dele para ver o que estava a fazer reparei que ele chegava à maquina de lavar e fazia o sinal de quente, a roupa é escura e nunca a lavo a cima dos 30ºC, pois… ele já chega ao botão da temperatura e tinha-a mudado para 60ºC, resta-me esperar para ver o que dali vai sair.

Primeira Manifestação organizada via Twitter em Portugal

Ao início da tarde de Domingo o humorista Pedro Tochas lembrou-se de organizar uma manifestação contra as más condições climatéricas. E organizou.

O Twitter nos últimos tempos tem estado cada vez mais nas bocas do mundo, resultado do papel que tem tido na divulgação dos confrontos entre população e forças policiais e militares no Irão. Em Portugal, à falta de vontade revolucionária legítima, Pedro Tochas, um humorista bem conhecido da nossa praça, em parte fruto das suas campanhas publicitárias para uma conhecida marca de águas com gás, organizou uma manifestação via Twitter contra algo que nos últimos tempos tem de facto aborrecido todo o Português que queira veranear um pouco: As más condições e instabilidade climatéricas. Sem um destinatário em concreto a escolha do local recaiu na Lisboeta Alameda (com a Almirante Reis) pois segundo o próprio Tochas seria um bom local. Passa muita gente e dá para o pessoal fugir em caso de carga policial. Convocadas as tropas, a batalha foi marcada para as 20h e os soldados apareceram com cartazes em punho gritando palavras de ordem como Sol sim, chuva não! ou Não quero ficar em casa, chuva baza! Marco histórico no Twitter em português: 28 de Junho de 2009 - Primeira Manifestação organizada via Twitter em Portugal.

In: Ionline

sexta-feira, junho 26, 2009

Adeus, Michael Jackson!

O mundo perdeu um ícone da musica pop americana, para mim Michael Jackson está ao mesmo nível de Madonna, ambos estiveram bem presentes na minha adolescência. Dancei horas ao som das músicas dele, deixo aqui a letra de uma das minha favoritas “Human Nature”:

Looking Out
Across The Night-Time
The City Winks A Sleepless Eye
Hear Her Voice
Shake My Window
Sweet Seducing Sighs

Get Me Out
Into The Night-Time
Four Walls Won’t Hold Me Tonight
If This Town
Is Just An Apple
Then Let Me Take A Bite

If They Say -
Why, Why, Tell ‘em That Is Human Nature
Why, Why, Does He Do Me That Way
If They Say -
Why, Why, Tell ‘em That Is Human Nature
Why, Why, Does He Do Me That Way

Reaching Out
To Touch A Stranger
Electric Eyes Are Everywhere
See That Girl
She Knows I’m Watching
She Likes The Way I Stare

If They Say -
Why, Why, Tell ‘em That Is Human Nature
Why, Why, Does He Do Me That Way
If They Say -
Why, Why, Tell ‘em That Is Human Nature
Why, Why, Does He Do Me That Way
I Like Living This Way
I Like Loving This Way

Looking Out
Across The Morning
The City’s Heart Begins To Beat
Reaching Out
I Touch Her Shoulder
I’m Dreaming Of The Street

If They Say -
Why, Why, Tell ‘em That Is Human Nature
Why, Why, Does He Do Me That Way
If They Say -
Why, Why, Tell ‘em That Is Human Nature
Why, Why, Does He Do Me That Way
I Like Living This Way

sexta-feira, junho 05, 2009

Mais um dentito, bi-tri + 1

Actualização:

"Incisivos centrais inferiores 6 a 9 meses (certo, foi em Dezembro ao fazer 7 meses)
Incisivos superiores 8 a 10 meses (na fronteira dos 10 meses, em finais de Março)
Incisivos laterais inferiores 15 a 21 meses (precipitou-se e o direito apareceu durante esta semana)
Primeiros molares 15 a 21 meses
Caninos 16 a 20 meses
Segundos molares 20 a 24 meses"

segunda-feira, maio 25, 2009

Raiva!!!

TENHO VERGONHA DE SER PORTUGUESA!!!!!

A justiça portuguesa é feita de um bando de aldrabões corruptos!!!

quinta-feira, maio 07, 2009

Foi assim no dia da mãe

Desta vez a prenda não foi um balão, como no ano passado... a sorte do pai é que eu não estava em condições de exercer sobre ele violência conjugal.

Desta vez foi os Xutos em BD!!!

E um CD com temas dos álbuns "Dados viciados" e "Sei onde tu estás! Ao vivo 2001".

Finalmente uma prenda para recordar.

Enquanto andava à procura de informação sobre a BD tropecei neste blog que me distraiu e só hoje faço este post, a culpa é toda do Sr. Sebastian "Um blog cujo único propósito é registar o gosto musical de um pai para memória futura do seu filhote!" <- Um excelente motivo para se ter um blog

quarta-feira, maio 06, 2009

Um ano de tu!

O melhor ano da minha vida, apesar de confuso, cheio de coisas novas, que nem sempre estava preparada para elas,... mas o melhor sem dúvida!



Este homenzinho em miniatura é a minha vida, cada dia estou mais apaixonada por ele. É impossível não gostar dele, aqueles olhos enormes cheios de pestanas, o sorriso sempre aberto com aqueles quatro dentinhos a brilhar, os abraços que dá e que eu peço para que nunca termine mesmo sabendo que posso ter tantos quantos quero...

Como as famílias moram longe teve direito a duas festinhas de aniversário, uma que partilhou com o avô paterno que faz anos no mesmo dia e a outra que partilhou com o pai que faz anos no dia seguinte. Quando estiver com os olhos mais abertitos (isto não são horas de uma mãe de familia estar fora da cama) eu faço um slide show com as fotos do fim de semana.

domingo, abril 26, 2009

Coisas de boca

Cá estão os quatro dentes à mostra, não é que seja difícil vê-los porque a excelência anda sempre de tacha arreganhada, mas nem sempre as fotos são assim tão próximas. Pela gengiva de cima, que é meio transparente, já consigo ver os outros quatro dentitos, os dois incisivos laterais e caninos, não acredito que nasçam brevemente, mas já são bem visíveis.

Tipo de dentes:

"Na sua primeira dentição, o ser humano tem 20 peças que recebem o nome de dentes de leite. À medida que os maxilares crescem, estes dentes são substituídos por outros 32 do tipo permanente. As coroas dos dentes permanentes são de três tipos: os incisivos, os caninos ou presas e os molares. Os incisivos tem a forma de cinzel para facilitar o corte do alimento. Atrás dele, há três peças dentais usadas para rasgar. A primeira tem uma única cúspide pontiaguda. Em seguida, há dois dentes chamados pré-molares, cada um com duas cúspides. Atrás ficam os molares, que tem uma superfície de mastigação relativamente plana, o que permite triturar e moer os alimentos.

Idades em que normalmente aparecem os dentes

Incisivos centrais inferiores 6 a 9 meses (certo, foi em Dezembro ao fazer 7 meses)
Incisivos superiores 8 a 10 meses (na fronteira dos 10 meses, em finais de Março)
Incisivos laterais inferiores 15 a 21 meses
Primeiros molares 15 a 21 meses
Caninos 16 a 20 meses
Segundos molares 20 a 24 meses


Primeiros molares 6 anos
Incisivos centrais 7 anos
Incisivos laterais 8 anos
Primeiros pré-molares 9 anos
Segundos pré-molares 10 anos
Caninos entre 11 e 12 anos
Segundos molaresentre 12 e 13 anos
Dentes do siso entre 15 e 25 anos"

sábado, abril 25, 2009

Providers

Estas coisas convém contar, guardar faz mal à pele.

Quando a ZON publicitou a “wideband” aqui a família maravilha foi logo a correr subscrever o serviço, esperamos sentados e quase um mês depois lá vêem instalar a internet por fibra óptica. Pois… mas afinal não é fibra óptica, o atendimento ao cliente continua ridículo e aquilo nunca funcionou por mais de 10 minutos. A melhor utilidade para os equipamentos pode ver-se na foto, a alegria dele pendurado nas cortinas não se vê mas dá para imaginar.

Cancelamos a coisada toda e pedimos MEO que funciona às mil maravilhas.

Já quando morei em Coimbra tive ZON (na altura chamava-se Tv Cabo), mas tive prai durante uns 3 meses, mas cancelei e meti Cabovisão pelos mesmos motivos, mau funcionamento do serviço e um atendimento ao cliente muito mau, realmente não sei o que me poderá ter passado pela cabeça para achar que podia ter mudado alguma coisa.

quinta-feira, abril 16, 2009

Oficialmente coelho

Pois é, já cá canta o quarto dente, está oficialmente reconhecido como coelho, veio para a Páscoa mas sem ovos.

A maior diversão dele do dia é quando tenho de aspirar, lá vem ele agarrado ao aspirador, vá para onde vá lá vem também ele. Chora desalmadamente para sair do banho, por ele vivia pendurado no bidé a chapinhar na água. Na rua é do mais social que há, ri-se para toda a gente que se cruza com ele, se não lhe ligam franze o sobrolho e faz beicinho, no autocarro e metro o trabalho é controla-lo para não puxar os casacos e sacas das outras pessoas.

O meu sobrinho mais lindo já está com 5 meses, continua com aquele olhar doce cheio de meiguice que dá vontade de agarrar e ficar assim com ele pertinho até uma pessoa se cansar (até hoje ainda não me cansei).

A Lu está quase a fazer um aninho, só de me lembrar dos telefonemas que fiz para ter novidades dela... falar com uma tia que chorava de tanta emoção e pensar pra mim o quanto as mulheres sofrem as dores umas das outras. O tempo está a passar tão depressa...

Divagando..

Ela - Uma cozinha com a louça lavada tem outro aspecto, um quarto pode ter a roupa espalhada por todo o lado, mas se tiver a cama feita fica logo com melhor ar.
Eu - Bem que podia ter ensinado isso ao seu filho.
Ela - Tinha mais que fazer!
Eu com os meus botões - realmente... nem sei como arranjou tempo para o fazer...

segunda-feira, abril 13, 2009

Berlusconi portugues?

Porque é que a "palavra" dos deputados é mais credível do que a dos outros cidadãos?
Será que somos todos mentirosos, desonestos, falsos, mafiosos…….. EXCEPTO os deputados?

Diário da República, 1.ª série — N.º 60 — 26 de Março de 2009
Resolução da Assembleia da República n.º 21/2009
Aprova o regime de presenças e faltas ao Plenário
A Assembleia da República resolve, nos termos do n.º 5 do artigo 166.º da Constituição, o seguinte:
(...)
7 — A palavra do Deputado faz fé, não carecendo por isso de comprovativos adicionais. Quando for invocado o motivo de doença, poderá, porém, ser exigido atestado médico caso a situação se prolongue por mais de uma semana.


A seguir também lhes vamos dar imunidade em casos de corrupção?

domingo, abril 12, 2009

Sem perdão!

Sou uma dona muito má, terrível… sem desculpa!

A Fionda fez 4 anos no passado dia 30 de Março e eu esqueci-me, de prenda atrasada levou uma banhoca, mimos e um osso gigantesco, espero que me desculpe.

Na semana passada durante um passeio o que andava para acontecer à anos… aconteceu, andava ela com o meu pai e cruzou-se com outra cadela que não curtiu nem um pouco a audácia da Fionda por se passear no mesmo momento que ela, rebentou a corrente que servia de trela e atirou-se à Fionda, como a Fionda é um pouco maior, ágil e está em perfeita forma acabou por dar uma valente tareia na outra, mas mesmo assim ainda ganhou dois furos na pata direita traseira. O parvo do dono da outra cadela notava-se que tinha medo dela, correndo um risco enorme de ser mordido quem afastou a outra cadela foi o meu pai puxando-a pelo dorso, a Fionda parou imediatamente mal o meu pai controlou a outra. Felizmente sempre disse ao meu pai que caso uma zaragata acontecesse para nunca puxar a trela ou tentar controlar a Fionda já que ela responde bem a voz de ordem, ela tem direito a defender-se, puxa-la iria expor a garganta que é uma zona frágil, o meu pai não a largou mas manteve sempre trela suficiente para ela se mexer a vontade. Lá fomos ao vet com ela, nada sério, manter aquilo limpo e aparentemente está a cicatrizar direitinho, o dono da outra cadela disse que a tem vacinada… vamos lá ver.

segunda-feira, abril 06, 2009

Mais um

E já cá canta mais um para somar aos anteriores, são ao todo 35.

Uma máquina de fazer pão está a fazer as alegrias da casa, o cheirinho de pão acabado de fazer, só por si já ajuda :)

Parabéns a mim!

sábado, abril 04, 2009

Workshop de Culinária para Bebés

Dia 9 Maio, Sábado - 14h30 (duração 2 horas)

O workshop, a realizar num ensolarado e relaxante local, irá focar os seguintes aspectos:

- A Alimentação do Bebé dos 6 aos 24 meses
- Como preparar a sopinha e a frutinha do Bebé
- Mamã dinâmica precisa-se: como rentabilizar bem o tempo
- Receitas para toda a família
- Dicas, Dúvidas & Soluções!

Inscrição:

- Por email: gotasdorvalho@ sapo.pt
- Por telefone: 22 606 55 12
- Pessoalmente na Loja:
Rua João de Deus, 323 r/c
4100-461 Porto

Coordenadas GPS
Latitude 41.161557º
Longitude – 8.637571º

- Por pessoa/casal:€15,00
- Pagamento: até 30/04/2009
- NIB:0046 0196 00600039840 47

Participação no Workshop - Documentação de apoio - …e um miminho especial!

Segurança Alimentar e Nutrição Infantil - Projecto babySol
http://solangeburri.blogspot.com

sábado, março 28, 2009

Novidades rápidas

O Pedrocas já tem mais um dentito a nascer, resolveu dar o ar da sua graça na passada 3ªfeira, a baba voltou mas em muito menor quantidade do que antes.

Está um traquina, come muito bem e dá-se lindamente com o leite de aveia que comecei a fazer em casa, é 100% vegen, saudável e dono de uma energia invejável.

Dá a testa para que lhe dêem beijinhos tal como o pai faz, mas tem os pés como eu, as pestanas compridas como o pai, mas os olhos bem castanhos como a tia, sempre a sorrir e bem disposto como o avô e já sabe que o juízo fica na cabeça…

quinta-feira, março 19, 2009

Feliz dia do Pai!

Agradecimentos em nome do meu filho:

- Obrigado pai pelo colinho;
- Obrigado pai pelos miminhos;
- Obrigado pai pelas nossas brincadeiras;
- Obrigado pai pela vezes que adormeces comigo.

sexta-feira, fevereiro 13, 2009

3 Meses de Migú

Pois é, faz hoje 3 meses que nasceu o Migú, faz 3 meses que a minha irmã do meio passou a ser mamã e à 3 meses que sou tia.

Tem sido um gosto ver este rapazote a crescer, é como se tivesse tido o privilégio de ter dois bebés e poder repetir todas aquelas sensações boas, primeiro sorriso, agarrar coisas, palrar e aquele encostar de cabecinha no nosso ombro... já estou derretida.

Muitos parabéns meu doce!!!

terça-feira, janeiro 27, 2009

270 dias

Acho que é um bom número para se comemorar… tão bom como qualquer outro.

O meu carrapito está um reguila, já sabe reclamar quando não consegue o que quer e faz um beicinho tão giro que é impossível leva-lo a sério, dá vontade é de rir.
Já está hipnotizado pele avô, quando o vê esgadanha toda a gente até conseguir o colo dele, depois é vê-los a mexericar em tudo pela casa fora.

Este vídeo é do inicio do mês, agora está imparável, só quer ir para o chão e pôr-se a milhas, está rápido demais para o meu gosto, claro que já teve alguns dissabores de umas turras mas nem assim ele muda de ideias. Quando apanha as pernas de alguém, uma cadeira, o sofá… ou até a pobre Fionda, aproveita para se por de pé. Adora a Fionda, adora os ossos de pele prensada que compramos para ela, quando menos esperamos está de osso na mão a ameaçar quem se aproxime, se já provou do dito, ainda não vi, mas não me ia surpreender. A comida da cachorra ainda só escapou porque está na cozinha e ele não vai para lá.

Gosta de bater palminhas e já vai dizendo adeus se estiver p’rai virado. Está completamente bi-dente e para já assim se mantém, já estão bem cá fora e funcionam nos dedos dos mais atrevidos, bem… dedos, queixo, nariz… basta que se aproxime.

Continua a ser o meu orgulho como cozinheira, sim, euzinha que nunca dei uma para a caixa na cozinha, tenho alguém que gosta realmente do que eu faço, para ajudar fui a feliz contemplada com um workshop de culinária para bebés pela Solange Burri no concurso do mês de Dezembro do site Planeamento de uma Gravidez, vai ser um bebé com uma alimentação muito rica… pelo menos de boas intenções :P

sexta-feira, janeiro 16, 2009

Semana da Leishmaniose - Rastreios gratuitos !

A Semana da Leishmaniose surge como resposta ao grande objectivo do ONLeish: a criação de uma rede de vigilância epidemiológica da Leishmaniose em Portugal.

De 19 a 24 de Janeiro de 2009, poderá fazer o RASTREIO GRATUITO DA LEISHMANIOSE CANINA ao seu cão. Vamos rastrear cerca de 3000 cães em todo o terrritório continental. Para tal, contamos com a colaboração de mais de 130 Centros de Atendimento Médico-Veterinário; cada um irá recolher algumas dezenas de amostras.

Pretende-se que a “A Semana da Leishmaniose” tenha projecção Nacional para:

  • Alertar e sensibilizar os proprietários dos cães para a doença
  • Mobilizar os proprietários dos cães para os CAMV envolvidos no evento de forma a mais facilmente se obter o número de amostras desejadas.


Esta iniciativa é pioneira em Portugal e na Europa e permitirá pela primeira vez fazer um levantamento epidemiológico global da Leishmaniose Canina.

Qual a importância de um rastreio ao nível nacional? E ao nível da sua região?

Este tipo de rastreio é muito importante pois permitirá simultaneamente a avaliação da seroprevalência em Portugal continental, o conhecimento da situação actual da infecção (o que estabelecerá uma base de comparação para futuros estudos), permitindo a sensibilização das populações para esta doença e mais especificamente para a necessidade de prevenir e de diagnosticar precocemente a Leishmaniose.

Localmente, esta iniciativa adquire relevância ainda mais significativa, pois permite criar e/ou adequar medidas de prevenção e educação à realidade de cada população.

Quais são os Centros de Atendimento Médico Veterinário onde pode fazer o rastreio ao seu cão?

Como referido acima, estão envolvidos neste rastreio mais de 130 Centros de Atendimento Médico-Veterinário situados em mais de 60 cidades e vilas.

Para ter acesso à lista completa de CAMV envolvidos basta clicar aqui.

Como é feito o rastreio ao meu cão?

O(a) Médico(a)-Veterinário(a) do Centro de Atendimento Médico-Veterinário irá colher um pouco de sangue ao seu animal e colocá-lo num pedaço de papel de filtro.

Como poderei saber o resultado do exame?

O resultado do exame ser-lhe-á comunicado pelo(a) Médico(a)-Veterinário(a) do Centro de Atendimento Médico-Veterinário onde realizou o rastreio. Pelo facto de se tratar de um número elevado de análises, o prazo máximo de comunicação dos resultados poderá atingir os 3 meses.