quinta-feira, abril 14, 2005

Coisas de Mulher

"Vitamina E reduz dores menstruais, segundo estudo"

A vitamina E pode reduzir drasticamente a intensidade e duração das dores menstruais, segundo um estudo realizado por uma equipa de investigadores da Universidade Tarbait Modarres no Irão e publicado no British Journal of Obsterics and Gynaecology.

De acordo com especialistas britânicos, a descoberta poderá ajudar milhares de adolescentes.
As dores menstruais afectam cerca de 40% de mulheres adultas e mais de 10% deparam-se com limitações nas suas actividades durante três dias por cada ciclo.

Fizeram parte do estudo cerca de 280 raparigas entre os 15 e os 17 anos. No final, os investigadores chegaram à conclusão que as raparigas que tomaram vitamina E apresentaram um decréscimo na intensidade das dores, com uma consequente diminuição da ingestão de analgésicos.

Os peritos anunciaram que as vantagens do uso de vitamina E para a dismenorreia nas jovens sustentam-se nos seus efeitos notórios e pela ausência de efeitos secundários.

Fonte: Diário Digital

A vitamina E tem uma poderosa acção antioxidante na luta contra os radicais livres. Pensa-se que pode prevenir certas formas de cancros. Tem uma comprovada acção preventiva da aterosclerose.

O que é a vitamina E (ou tocoferol)É uma vitamina lipossolúvel, que se armazena no tecido adiposo

Para que se utiliza a vitamina E
Evita a oxidação dos ácidos gordos poliinsaturados presentes nas membranas celulares. Actua como antioxidante, ao quebrar a cadeia de reacções dos radicais livres. Tem um papel importante na prevenção de aterosclerose, acidentes vasculares cerebrais, doenças cardíacas e em certas formas de cancro. A vitamina E actua sinergicamente com o selénio.

A vitamina E encontra-se nos óleos de milho, de semente de algodão, de soja, no azeite, gérmen de trigo, sementes de girassol, soja, frutos secos (amêndoa, caju, nozes, etc.), fígado de vaca e gema de ovo.

Fonte: Milennium BCP

Sem comentários: