domingo, março 30, 2008
terça-feira, março 25, 2008
Quase de parabéns!!
Quando fiquei grávida começaram a chover os comentários que a Fionda teria de passar para segundo plano, quem sabe até teria de me livrar dela para evitar doenças… assim, pérolas destas.
Como posso eu privar o meu filho da companhia de um amigo que já gosta dele mesmo antes de ele nascer?
A presença de um animal doméstico é benéfica e recomenda-se a uma criança, serve de estímulo e dá-lhe imunidade contra imensas alergias. Ainda há quem prefira comprar DVD’s para entreter o pimpolho, eu tenho a Fionda que de certeza será um entretenimento muito mais saudável.
A minha cachorra faz parte da família, uma família que está a crescer, onde todos têm o seu lugar, sempre!!
Doulas de Portugal
O tema será a humanização do nascimento e o papel da Doula na assistência não médica na gravidez e no parto.
segunda-feira, março 24, 2008
36 Semanas
Estou oficialmente considerada incapaz. Com 11Kg a mais e somente 2,75Kg de bebé... vai ser lindo voltar ao que era antes.
O Pedro continua a mexer-se imenso apesar do espaço cada vez mais reduzido, os pedidos 10 movimentos por dia são atingidos antes das 2 da tarde e a festa continua durante o resto do dia e noite. A médica diz ter dificuldade em saber se o Pedro está de cabeça para baixo ou não sem ecografia e só por apalpação, engraçado que eu não tenho duvidas... Lá veio a conversa do ferro e mais uma receita, será que ela não entende que a minha quantidade de sangue duplicou e que são normais estes valores? Só significa que a minha placenta está a fazer o serviço dela na perfeição. Fiz recolha para saber se tenho Strepto B, se der positivo terei de tomar antibiotico durante o trabalho de parto, nada de especial.
Na quarta à tarde vou fazer uma visitinha às minhas antigas colegas de trabalho, estou cheia de saudades delas, de manha, tenho a visita à "Sala de Partos" no S. João... a vêr vamos, levo o meu Plano de Parto para re-ver com uma enfermeira, já que a minha médica não se mostrou com vontade.
segunda-feira, março 10, 2008
Depois da Festa
As palestras interessantes e com conteúdo, bem... a da Dança do Ventre deu foi uma dor de cotovelo das grandes, nem "não-grávida" eu ia conseguir fazer aquilo.
A demonstração da ginástica Pilates pelo Solinca também foi fabulosa, da Crioestaminal ganhei um kit para recolha das celulas do cordão umbilical, por cá ficará para oferecer a alguém que lhe dê utilidade.
Como pretendo retardar o corte do cordão umbilical de forma a haver a maior passagem possível de sangue para o meu Pedro, assim a respiração fica mais facilitada e possíveis anemias durante o primeiro ano de vida reduzidas a quase 0%, com tudo isto fica inviabilizado a hipótese de se fazer recolha, já que tinha de se fazer o mais rapidamente possível após o nascimento.
Finalmente o meu pano está nas minhas mãos, já treinei montes de vezes o põe e tira... no papá, com a minha barrigona já não dá para treinar em mim.
sexta-feira, março 07, 2008
Ginastica Pilates na Gravidez
Porque motivo deve manter-se activa durante a gravidez? São várias as vantagens da actividade física durante a gravidez:
- Manutenção ou melhoria da condição física;
- Menor ganho de peso e adiposidade materna;
- Diminuição de complicações obstétricas;
- Menor risco de parto prematuro;
- Diminuição do risco de diabetes gestacional;
- Menor hospitalização e diminuição na incidência de cesariana;
- Melhoria da auto-estima e auto-imagem;
- Melhoria da sensação de bem-estar;
- Diminuição da sensação de isolamento social;
- Diminuição da ansiedade, do stress e do risco de depressão.
Pilates porquê?
Para além de ser uma actividade segura, sem impacto e de baixa intensidade, o Pilates proporciona uma série de benefícios, como:
- Aumenta a resistência física e mental;
- Alongamento e maior controlo corporal;
- Correcção postural;
- Aumento da flexibilidade, tónus e força muscular;
- Alívio das tensões, stress e dores crónicas;
- Melhoria da coordenação motora;
- Maior mobilidade das articulações;
Uma forma fácil de se manter activa é através da prática do método Pilates, que fortalece os músculos abdominais pélvicos e posturais que utilizará durante a gravidez e parto.
Os movimentos dinâmicos desafiam-na e ajudam-na a desenvolver a sua resistência muscular, flexibilidade e equilíbrio, enquanto a obriga a manter uma postura correcta durante todo o exercício, desenvolvendo todos os pequenos músculos ao longo da coluna vertebral, abdómen e o muito importante soalho pélvico que será recorrentemente solicitado durante o parto.
Existe um grande foco na postura, respiração e controlo durante a aula de Pilates, proporcionado exercícios de execução lenta, segura e consciente. São frequentes as dores e desconfortos na coluna, por parte das grávidas, sendo essencial o fortalecimento dos músculos posturais e o correcto alinhamento corporal, algo que irá sentir durante a prática de Pilates.
A prática de Pilates
A prática de Pilates por grávidas não apresenta contra-indicações, deverá evitar exercícios que impliquem a posição supina, pois normalmente está associada a uma falta de irrigação sanguínea ao feto por compressão da artéria aorta, bem como, deverá prestar atenção, em fases mais avançadas da gravidez, ao possível afastamento dos músculos abdominais (diástase abdominal). Se isso acontecer alerte o seu instrutor certificado para fazer exercícios isométricos e não concêntricos.
Durante a aula deverá preocupar-se em manter-se sempre hidratada e prestar atenção aos sinais de fadiga que poderão ocorrer, mantendo sempre o nível de intensidade numa zona confortável e facilmente tolerável.
Nas minhas aulas de pilates, sugiro posições para estar em trabalho de parto, posições alternativas para o período expulsivo e no final das aulas dedico algum tempo ao relaxamento, à meditaç]ao e à visualização do bebé.
Aulas de pilates especificas para grávidas saiba quando e inscreva-se porque, onde é já sabe: é na Barrigas & Bebés!
Traduzido e adaptado do manual de Instrutor Pilates Institut, por Catarina Pardal Professora de Pilates
Retirado da newsletter da Barrigas & Bebés, infelizmente só em Lisboa.