sábado, abril 26, 2008

Barbaridades

Anda aqui uma pessoa a educar um marido durante tantos anos e quando volta da farmácia homeopática com a minha Arnica Montana traz também uma chupeta.
Logo eu defensora ferrenha da amamentação e perfeitamente consciente que chupetas ou biberões só atrapalham, aparece-me este com uma chupeta…
Antes da amamentação estar bem estabelecida não deve haver contacto com chupetas e biberões, se bem que nem vejo necessidade da chupeta em altura nenhuma da vida da criança, tem mãos e pés para meter na boca e que muito a vão ajudar a explorar o mundo.

Não vejo qual o gosto de habituar uma criança a uma coisa para depois ter o belo prazer de lha tirar, um objecto que transmita conforto e segurança é prejudicial porque a qualquer momento pode perde-lo ou ter de ficar sem ele porque “já não tem idade para isso”. A segurança e conforto deve ser transmitida pelos pais, nunca por qualquer tipo de objecto que substitua o colo da mãe ou as historias do pai.
Bem, vou continuar a dedicar-me ao chá de canela e a andar muito a ver se o potinho dá algum sinal, não me está a apetecer ter de ouvir a enfermeira na segunda-feira com as recomendações da praxe.

2 comentários:

pedradababy disse...

Oi Rosa. Passei a correr para te deixar um beijinho. Espero que continues tranquila e logo logo o teu potinho dê sinais de querer vir cá para fora. Estou desejosa, embora saiba que isso vai contra os teus interesses mas eu sou mesmo assim ansiosa.
Em relação à chuxa já não concordo tanto porque desde que sejam os pais a controlar seu uso e não eles... pior é conseguir essa façanha. Eu quando era bebe chuchava nos meus dedos e foi muito complicado deixar e pior... tenho calos nos dedos e são bem tortos até hoje mas... claro que respeito.
Beijo grandeeeee. Estou a torçer por voçês

Mamã Natura disse...

Olá Rosa! Eu não sou contra a chupeta, desde que se faça um uso moderado. Normalmente, quando a chupeta tem determinadas características e não é usada como um "cala-te", quando não substitui a mama nem o mimo, o bebé deixa-a depressa. Conforta-os na fase pior das cólicas e é mais do interesse dos pais do que do bebé. Concordo com o não uso da chupeta até que esteja bem estabelecida a amamentação.