terça-feira, junho 17, 2008

Ainda a chupeta


Eu sou contra o pai a favor, por isso é ele que se levanta cada vez que o Pedro acorda porque a chupeta caiu, acontece tanta vez que já começo a ver algum arrependimento.

Argumentos a favor do uso da chupeta:

- Reduz o risco de síndrome de morte súbita do lactente (SMSL). Vários estudos relacionaram o uso de chupeta para dormir com uma diminuição do risco de SMSL. Este factor preventivo será multifactorial e não está presente no caso da sucção dos dedos.
- Facilita a alternância ventilatória oral, no caso de oclusão nasal.
- Promove o decúbito dorsal, forçando assim uma posição preventiva da SMSL.
- A sucção estimula a tensão muscular a nível das vias aéreas superiores e a língua adopta uma posição anterógrada, permitindo a patência das vias aéreas.
- Está associada a uma ligeira hipercapnia (aumento do CO2), que constitui um factor estimulante da função ventilatória.
- Acalma. A chupeta acalma o bebé nas situações em que os pais não podem responder imediatamente, propiciando menos gasto energético.
- Dá ritmo, coordenação, força muscular e evita o sugar do dedo, que se pode tornar um hábito (no início como pacificador de uma necessidade sensoriomotora).
- Induz o sono. O movimento de sucção ajuda o bebé a adormecer mais rapidamente.
- Quando os bebés não têm chupeta, "chucham no dedo". O hábito de sugar o dedo pode ser prejudicial para o desenvolvimento dos seus maxilares, promovendo o padrão anteriorizado da língua entre as gengivas ou dentes, causando deformação na arcada dentária e alteração da produção de sons.
- O uso da chupeta pode ser controlado pelos pais, que podem decidir quando é que a criança deve deixar de a utilizar, o que não acontece com o dedo.

Argumentos contra o uso da chupeta:

- Interfere com a amamentação. Reduz a intensidade de estimulação do mamilo, o que leva a uma diminuição da produção de leite. Por outro lado, a chupeta pode desmotivar o bebé, visto a sucção não lhe permitir obter calorias. Se a mãe quer amamentar, é melhor esperar e oferecer a chupeta apenas quando a amamentação estiver bem estabelecida.
- Favorece o aparecimento de otites. Estudos recentes demonstraram que as otites do ouvido médio são mais frequentes nos bebés que usam chupeta continuamente.
- Veículo de bactérias e partículas.
- Pode atrasar o desenvolvimento da linguagem. Um bebé que está sempre com a chupeta vocaliza e palra menos e a partir dos 12 meses de idade poderá ter mais dificuldade na aquisição da linguagem.
- Provoca dependência. São conhecidos os dramas vividos pelos pais e crianças na altura de deixar a chupeta.
- Pode provocar deformação dentária. O risco aumenta se o hábito se prolongar para além dos 2 anos.

Se os pais optarem por usar a chupeta, devem utilizá-la racionalmente:

- O mínimo possível, sendo indicada em momentos de stress ou para adormecer e não sempre que este chora.
- Apenas até o bebé se acalmar ou adormecer. Quando normalmente ele a larga não deve ser recolocada.
- O uso da chupeta deverá ser interrompido desde que a criança se mostre desinteressada, o mais cedo possível. A partir dos 2 anos deverá já ter deixado a chupeta.
- Podem variar em forma, tamanho e material. Não é necessário e é até mesmo desaconselhado mudar a forma da chupeta a que o bebé está habituado, só com o intuito de seguir as "modas". Não se deve usar argolas, para que não se pendurem correntes, de modo a evitar o risco de estrangulamento. O tamanho deve acompanhar a idade da criança.

A chupeta deverá então ser usada com todos os cuidados, para que não vire um hábito, nem que seja desnecessariamente empregue.

Retirado de Educare.Pt

2 comentários:

moya disse...

Olá!
Não sou a favor das revistas "da moda" mas vi na Activa de junho uma promoção de um daqueles aparelhinhos que se penduram na fralda para evitar o Sindroma da morte súbita (acho que foi inventado por um português mas ele vendeu a ideia lá fora). Quando o aparelho detecta que o bébé deixou de respirar, emite uma vibração para ele reagir e se não começar a respirar entretanto activa um alarme. Eu tb não sou a favor da chucha ;)

pedradababy disse...

Pois é, acho que estas no equilibrio certo e adorei as dicas. Realmente pelo que li, os bebés necessitam de chuchar para se confortarem, faz parte da sua natureza e é importante para o desenvolvimento deles. Por volta dos 3 meses essa necessidade vai desaparecendo e é a melhor altura para o habituar a dormir sem chucha. É o que estou a tentar fazer com a Lu e as tuas dicas vieram enriquecer as minhas informações.
Beijinhooooooooooooo