segunda-feira, agosto 16, 2004

Praia da Memória

Ontem comemorei 3 meses de casamento, na próxima sexta-feira serão 3 anos e 4 meses que nos conhecemos e nunca mais nos largamos.

Ando possuída pelo livro “Código Da Vinci” de Dan Brown, parece doença, anda sempre comigo independentemente se vou para um compartimento diferente da casa ou levar uma prendinha aos grávidos com quem tenho passado mais tempo (um esterilizador de biberões para o microondas). Enquanto a comida não vem eu leio, enquanto os outros não acabam de comer eu continuo a ler, se o MSN pisca irrito-me porque me distrai da leitura… agora estou no trabalho, com o livro guardado por baixo da carteira mas que me olha insistentemente. Agora só na hora de almoço…

Sábado fui a uma praia onde nunca tinha ido e sempre soube que existia, a praia da Memória (Matosinhos), na frente um enorme obelisco, suponho que erigido em hora dos soldados que foram para o Ultramar. Está lá também o restaurante onde foi o jantar da minha despedida de solteira e nas traseiras a praia, de areia agradável ao toque, limpa, de agua tão transparente que até estranhei… o meu 2º banho de mar do ano. Foi muito bom, ainda recordo as algas que me tocavam, o cuidado ao pousar os pés gelados no chão para não me magoar em nenhuma rocha… porque não fica assim o tempo o ano inteiro?

A minha mãe resolveu fugir das festas da santa terrinha e vir passear até à invicta, esteve com as 3 pintainhas dela, vê-las todas à sua volta é a felicidade completa. Custou-me deixa-la ontem…

Hoje a chuva voltou e com ela a melancolia do costume.

1 comentário:

Paulo Oliveira disse...

O obelisco da Praia da Memória não tem nada a ver com a Guerra do Ultramar. Tem sim a ver com outras guerras, mais distante no tempo, as Lutas Liberais, e assinala o local do desembarque das tropas liberais comandadas por D. Pedro IV, em 8 de Julho de 1832 e que entraram no Porto no dia seguinte, vindo a sofrer durante cerca de um ano o famoso Cerco do Porto. Este punhado de homens são também conhecidos por Bravos do Mindelo por durante algum tempo se julgarem terem desembarcado mais a norte junto a Mindelo em Vila do Conde.