quarta-feira, novembro 17, 2004

Dia do Não Fumador

Pois é, depois de 15 anos agarrada a um vício que me fazia mal a mim e a quem estava comigo, no dia 29 de Agosto de 2002 deixei de fumar.

Descobri que as escadas do prédio onde morava tinham um agradável cheiro a madeira, que a comida também cheirava e sabia melhor… engordei 5Kg, obviamente que os rebuçados Bola de Neve que comia em quantidades astronómicas ajudaram á engorda, mas perdi esses 5Kg a mais em menos de 3 meses.

Estou cansada de comer a minha francesinha com o aroma do cigarro da mesa atrás de mim, estou farta de estar na paragem de autocarro e ter de ver para que lado vai o vento e colocar-me na outra ponta (ficando para ultima) só para não ter de levar com o fumo dos cigarros, tira-me do sério nos hospitais médicos fumam enquanto atendem os utentes, grávidas a fumar então parece que me vai saltar o pirulito solitário que teima em habitar na minha cabeça…
Fui fumadora, e fiz sempre questão de não incomodar nunca ninguém e sempre que me chamaram atenção por distraidamente deixar o meu fumo ir para outros pedi desculpa e humildemente me retirava.
Nunca consegui conviver com o fumo do cigarro, até o fumo do meu cigarro me incomodava, sempre que tinha de fazer uma viagem de comboio pedia sempre lugar não-fumador, quando fosse para fumar deslocava-me às carruagens próprias, depois regressava ao meu lugar. Chegar a casa depois de uma noite bem alegre numa discoteca ou bar… aquele cheiro horrível na roupa e no cabelo. Será que se vão mudar os tempos? Não vejo mudarem-se as vontades…

Há uma proposta de lei para proibir fumar em locais fechados, local de trabalho (nem a lei do trabalho é respeitada), restaurantes (onde almoço todos os dias é só policia e guardas prisionais… fumam que se fartam), Instituições de Ensino (será que nas universidades também?), etc.. e quem vai por esta lei em prática? Será que alguém já foi multado por não atravessar na passadeira? Será que posso queixar-me ao dono do restaurante que o polícia na mesa atrás de mim está a fumar e que me incomoda?
Não peço radicalismos como na Irlanda, mas que separem as coisas, fumadores a um lado e não-fumadores a outro, sempre tenho direito à escolha… coisa que não acontece em muito lado.

Pela sua saúde, não fume!

Sem comentários: