in "pessoas como nós" de Margarida Rebelo Pinto
quarta-feira, dezembro 28, 2005
Preciso de uma Guilhermina
in "pessoas como nós" de Margarida Rebelo Pinto
sábado, dezembro 24, 2005
Os meus votos, são:
quinta-feira, dezembro 22, 2005
Sensações
Pois… é assim que me sinto.
quarta-feira, dezembro 14, 2005
I'm alive...
"Wouldn't you just love to shoot the back end out of these bastard midget father christmases that are crawling macabrely ('nother new word?) up buildings all over the place at the moment? I hope the lame-ass who had the idea of miniature santa clauses hanging from buildings gets a good come-uppance one day. I mean, REALLY.
Take me to live in a field with a couple of trees and grass and stuff. It would be cold, but at least there wouldn't be any bad taste christmas crap everywhere."
by Vitriolica
sexta-feira, novembro 11, 2005
É temporário...
O regresso será para breve mas sem data prevista.
Beijinhos
sexta-feira, novembro 04, 2005
Trainspotting
Choose a job.
Choose a career.
Choose a family.
Choose a fucking big television, Choose washing machines, cars, compact disc players, and electrical tin openers.
Choose good health, low cholesterol and dental insurance.
Choose fixed- interest mortgage repayments.
Choose a starter home.
Choose your friends.
Choose leisure wear and matching luggage.
Choose a three piece suite on hire purchase in a range of fucking fabrics.
Choose DIY and wondering who you are on a Sunday morning.
Choose sitting on that couch watching mind-numbing sprit- crushing game shows, stuffing fucking junk food into your mouth.
Choose rotting away at the end of it all, pishing you last in a miserable home, nothing more than an embarrassment to the selfish, fucked-up brats you have spawned to replace yourself. Choose your future.
Choose life...
But why would I want to do a thing like that?
I chose not to choose life: I chose something else.
And the reasons? There are no reasons.
Who need reasons when you´ve got heroin?"
Carla, ty for reminding me.
segunda-feira, outubro 17, 2005
Tabaco!
Notícias Magazine, parte inegrante do Jornal de Notícias de 16 Outubro de 2005
quinta-feira, outubro 13, 2005
O Estado da Nação
Existe um país onde três candidatos autárquicos com fortes probabilidades de vencer estão indiciados por processos fraudulentos e uma outra candidata a candidata com mandato de prisão emitido e foragida no Brasil, tem toda a cidade a aguarda-la tal qual D.Sebastião.
Existe um país onde o único escritor galardoado com o prémio nobel da Literatura vive no país vizinho.
Existe um país de onde é oriundo aquele que é considerado o melhor treinador de futebol da actualidade, cujo seleccionador nacional é estrangeiro.
Existe um país onde o maior sucesso nacional do ano é um disco de originais de um músico que morreu há quinze anos.
Existe um país onde os dois guarda-redes da selecção nacional são suplentes de dois guarda-redes da mesma nacionalidade nos respectivos clubes.
Existe um país onde o nome da mascote do principal evento desportivo alguma vez organizado começa por uma letra (k) que não faz parte do seu alfabeto.
Existe um país onde há 10 estádios novos em folha mas não temos sequer 5 hospitais dignos do nome.
Existe um país onde os polícias são os únicos que andam sem cinto (eles não têm acidentes?)
Existe um país onde os pedófilos ricos não são criminosos mas os pedófilos pobres são o "lixo da sociedade"
Existe um país onde há pessoas que não têm dinheiro para gastar no dentista mas andam de Audi e Mercedes.
Esse país estranho é o meu país.
(Recebido por e-mail)
sábado, outubro 01, 2005
Nostalgia Canina e Outros
Quando revejo as fotos dela bem pequenina com os irmãos as semelhanças são nenhumas, nem a cor... olho para ela tão grande e não mudou nada, continua a ser a minha caozinha, bicharoca, meio-quilo... ultimamente o nome mais usado é mesmo lontrinha.
A custa do WoW acabei por travar conhecimento com pessoas de toda a Europa, as conversas são cada vez mais, a confiança aumenta e passa-se para o MSN... o resultado foi já ter enviado uma garrafa do nosso bem vinho português para um Holandês que pensa ter provado de tudo.
Escolhi um bom vinho do Douro, um tinto maduro "Jóia de Família", este vinho acompanhou o lançamento do livro da Agustina Bessa Luís, com o mesmo nome. Como não sou apreciadora fiquei-me pelas opiniões dos entendidos sobre o vinho e li o livro, ela consegue descrever as pessoas do Douro Interior de uma maneira fabulosa, é fechar os olhos e imaginar-me novamente com 10 ou 11 anos a correr pela Quinta fora enquanto as pessoas trabalhavam, o cheiro da terra, as conversas, os gestos… tudo isto com a minha mãe a rogar-me meia dúzia de pragas por andar a distrair quem trabalha.
Fiquei muito contente por saber do regresso da Mãe Galinha e das suas Pintainhas, já não era sem tempo.
A Maria Papoila continua a com opiniões bastante sóbrias e com as quais só me resta concordar com um sorriso de orgulho por ver uma mulher sem papas na língua quando o objectivo é dizer o que pensa.
Até á próxima que será brevemente com toda a certeza.
terça-feira, setembro 20, 2005
?????
De onde saiu esta "1ª Companhia"??????
Big Brother, volta que estás perdoado!
segunda-feira, setembro 12, 2005
Era uma vez um frango
O jantar foi frango assado no forno, estava uma delicia… como era grande sobrou metade assim como algumas batatas assadas. O Sr. Frango pernoitou em cima do fogão (estava quente demais para o frigorifico) e só de manha o transladei para um recipiente mais apropriado ao frigorífico. Pois… mas o recipiente ficou mesmo ao lado do fogão, em cima de um pano, onde uma focinhito chegou e … *ploft*, frango no chão e uma cachorra cheia de curiosidade para saber a que sabia.
Comeu tudo e a zona onde deverá ter caído o frango ficou limpíssima, a taça onde estava parecia que tinha saído da máquina de lavar louça… excepto o sítio onde ela vomitou tudo o que comeu. Era demasiada comida para um estômago tão pequeno, foi o pecado da gula… ficou de castigo o resto do dia.
sexta-feira, setembro 09, 2005
A Bigger Bang
Ontem resolvi ver um filme que andava encostado á algum tempo, até já tinha pó de tanto tempo que passou em cima do leitor de DVD, Constantine. Está engraçado, com uns efeitos especiais fabulosos, o desempenho de Keanu Reeves é o de sempre um actor que sabe vestir a roupa que lhe dão.
À duas semanas atrás fui ver "A Ilha", um filme com um peso muito grande, deixa no ar as perguntas "Até onde estamos informados dos verdadeiros avanços da ciência?", "Até onde somos capazes de ir para descobrirmos mais qualquer coisa?", "O dinheiro paga a dignidade humana?"… "Admirável Mundo Novo" de Aldous Huxley de 1931 é o que me ocorre.
terça-feira, setembro 06, 2005
Shame on me!
A minha vidinha continua cada vez mais na mesma, começo a sentir alguma falta de motivação mas a vida continua.
Por vezes lembro-me de coisas que podia colocar aqui sobre situações com que me deparo mas acabo por me entreter com outras coisas e lá se vai a oportunidade.
As noticias sobre os incêndios em Portugal têm me deixado muito incomodada, o sentimento de impotência é revoltante. Incrível, como um país tão pequeno como o nosso é tão difícil de governar.
A campanha eleitoral soma e segue, aguarda-se ler pelas ruas do Porto, bem ao lado do slogan “Este rio não pode parar”, qualquer coisa como “Vamos por este rio a andar!”.
Vou regressar à minha pacata vida e prometo manter-me mais assídua.
terça-feira, julho 05, 2005
Águas Passadas
No sábado fomos a Leça do Balio ver mais uma prova do Campeonato Nacional de Mondioring, já chegamos tarde mas ainda deu para ver alguma coisa, tiramos algumas fotos que resolvemos colocar no Flickr (obrigado Borboleta pela sugestão).
Comprei dois livros sobre Boxers, ambos com o mesmo nome “O Boxer” mas de autores diferentes, um de Joel Dehasse e o outro de Johanna Thiel. Uma coisa que suspeito é que a Fionda esteja com um pouco de crise de identidade, talvez tenha vindo um pouco cedo demais para junto de nós e tenha confundido as coisas… ela simplesmente não tem qualquer tipo de reacção quando vê outro cão ou a imagem dela reflectida mas em contrapartida tenta ter os mesmos direitos que qualquer outra pessoa, acesso livre dentro de casa (ela no WC é uma chata… adora lamber o lavatório), subir para a cama ou sofá sem autorização, isto sem contar que só se sente segura e confortável junto de pessoas… deixa-me sempre envergonhada quando temos visitas cá em casa (o que acontece com frequência, moro com uma irmã solteira), não lhes dá descanso
Espero que mal tenha autorização do veterinário para ir à rua com ela esta excitação com outras pessoas passe, leva-la ao café ao colo é impossível são 9 kg muito irrequietos.
quinta-feira, junho 30, 2005
Só coisas boas
Na segunda depois de jantar rumei a casa dos meus pais para poder descansar melhor, a entrevista era no dia seguinte, o ambiente familiar deixa-me mais relaxada e confiante… ir para lá de véspera foi a melhor coisa que fiz.
Durante a entrevista foi-me apresentada uma empresa multinacional com sólidas bases e pertencente a um grande grupo, o ordenado é convidativo… o único senão é ser longe, longe do Porto e longe de casa dos meus pais (apesar de ficar mais perto). Ficaram de me ligar até ao início da próxima semana para marcação de uma segunda entrevista ou não…
Os pais passam anos a arrastarem os filhos para férias enfadonhas, sempre no mesmo sitio… agora que uma pessoa cresce, passa a ter noção do quanto a família é importante, queremos passar mais tempo com a família… eles vão de férias para sítios interessantíssimos, lindos, fabulosos e não levam os filhos. Não está certo! Isto de os meus pais irem de férias sem mim tem de acabar.
O dia de hoje também é importante, mas por outros motivos, uma amiga minha entrou em trabalho de parto, aguardo noticias fresquinhas a qualquer momento, e soube que uma outra está à espera de bebé, quem disse que a taxa de natalidade em Portugal estava a diminuir anda de certeza a fazer mal as contas.
A Fionda faz hoje 3 meses, está enorme… bem, está mais pesada que enorme. Por passar todo o tempo com ela não tenho noção do crescimento, noto pela necessidade que tivemos em comprar outra cama, a coleira que está quase no máximo da abertura... e já mal me caber no colo. Mas está linda, umas vezes mais meiga outras mais brincalhona, não tenho duvidas que fiz muito bem em ter escolhido esta cachorra.
sábado, junho 25, 2005
Fotolog da Fionda
quinta-feira, junho 23, 2005
Bom S. João!!!!
Hoje é noite de S. João, já tinha saudades desta noitada, o jantar é em casa de uma prima minha, de seguida espera-nos uma comprida noite de passeio e festa, talvez consiga enfiar-me num bailarico até que os pés me doam.
quarta-feira, junho 22, 2005
Noites de Cinema
Descobri hoje que uma ex-colega de trabalho passava com frequência por este humilde blog para ter noticias minhas, o meu silêncio foi tal que ela telefonou-me e foi assim que descobri que apesar de não nos falarmos há anos ela continua a acompanhar estas minhas aventuras. Outra coincidência que nos une é ambas jogarmos WoW (World of Warcraft), em servidores diferentes mas com o mesmo gosto pelo jogo… somos umas sem vergonha, tanta coisa útil para se fazer e nós a perder tempo com jogos… shame on you!!!
terça-feira, junho 14, 2005
quarta-feira, junho 08, 2005
De volta à Invicta
A Fionda adaptou-se num instante à casa e à varanda, naturalmente faz as suas necessidades lá sem ter sido preciso dar-lhe sermão ou missa cantada, às vezes não vai a tempo e lá faz um xixi na cozinha, mas muito raramente.
Por causa da Sra. D. Fionda os nossos horários mantiveram-se, apesar de estarmos de férias acorda-se às 8 da manha, tem um estômago que é o melhor despertador.
O marido foi a uma entrevista, a Stepstone queria saber mais sobre ele para o poderem indicar com mais dados aos clientes. Aguarda-se desenvolvimentos.
Agora vou continuar a curtir este calor, para uma esplanada qualquer.
terça-feira, maio 24, 2005
Somos 3
Lá em casa, já somos 3. No passado dia 17 a nova habitante mudou-se lá para casa, acabamos por adoptar o nome que o criador lhe deu, Frisia Fionda, obviamente ficamo-nos só pelo Fionda.
A semana dela foi um tanto difícil, no segundo dia começou a ficar com uma diarreia que vinha com algum sangue, depois de duas idas ao veterinário as coisas parecem ter acalmado, na próxima sexta vai levar mais uma vacina e não lha queria dar sem ela estar completamente restabelecida.
Quanto a personalidade esta menina morde tudo o que mexe e o que não mexe, o mundo inteiro existe para provocar os seus instintos. Adora dormir aos pés do dono, fica lá todo o tempo em que ele está a jogar computador, eu vou servindo para umas brincadeiras e limpar os imensos cocós e chichis. Detesta tomar um dos medicamentos que o veterinário receitou, tal como as crianças cerra os dentes e vira a cabeça para cima na tentativa de se escapar.
Fazer as necessidades no jornal é que não é com ela, o jornal faz barulho logo é para brincar e rasgar em muitos pedaços… socorro!!!! Como ainda não pode ir à rua e no prédio onde (ainda) moro não há mais cão nenhum, tenho-a deixado esticar as patinhas no hall e no pátio das traseiras… de vez em quando lembra-se e vai encostar-se à porta da rua a ver se a deixamos sair.
As mudanças vão ainda no inicio, nem sei onde fui desencantar tanta tralha… para já o transporte é até casa dos meus sogros. Temos mesmo de arranjar um sítio maior onde ficar, a casa no Porto é muito pequena mas até termos ambos emprego vai ter de servir.
Já há algumas fotos da nova habitante, mal tenha tempo coloco-as aqui para verem do que ela é capaz.
sexta-feira, maio 13, 2005
Já que é sexta-feira...
Quem vai casar é um primo meu com um daqueles namoros com anos e anos de existência, a noiva sempre foi bem recebida e acarinhada pela família, uma miúda simples e sempre bem disposta. Vai ser um casamento lindo.
Depois de uma conversa com as minhas irmãs cheguei à conclusão que vão ambas de calças, tive de encostar o meu vestido azul “céu” e ir a correr comprar umas calças. Também com este tempo ranhoso só pela minha cabeça de andorinha ir de vestido de alcinha. Lá fui eu ontem ao novo Centro Comercial aqui da terra procurar umas calças… consciente que o meu 1,60m não ajuda com as bainhas, ninguém me ia subir umas calças para o dia seguinte. Numa loja fui surpreendida, pela primeira vez nesta terra de gente rica e de nariz levantado, alguém se preocupa mesmo em fazer as lojas ganhar dinheiro sem se incomodarem se quem o gasta é Dr. ou não. Após terem reparado que era condição assente que só levaria as calças se as bainhas fossem subidas até hoje… “claro que fazemos para amanha”. Comprei umas calças muito simples estilo “Zara” pretas com uma risquinha mais clara na vertical (para parecer mais alta).
Por causa disto tudo não tive como ir ver a minha Fiona ontem à noite, quando cheguei a casa parecia que faltava realmente alguma coisa… estou em falta com a minha cachorra e só domingo lá poderei passar, isto de se ter saudades é lixado.
Vai ser um fim-de-semana de pouco descanso, mas de certeza cheio de emoções lindas… tenham também um excelente fim-de-semana!
quarta-feira, maio 11, 2005
Dá-me para cada uma...
Olha eu aqui de novo
Inicialmente a maioria das coisas irão ficar em casa dos meus sogros (espero que por pouco tempo), para a casa no Porto irá o indispensável até encontrarmos uma casa maior para as colocar. Um amigo do marido vem viver connosco, já está a trabalhar no Porto e está farto de dormir no Hotel… trabalhar e dormir no mesmo sítio deve ser chato, já vai ser uma ajuda nas despesas ele alugar um quarto na futura casa. Isto é tudo pensar assim a longo prazo, o urgente é arranjar emprego para o marido… se alguém precisar de um técnico de informática com muitos anos de experiência na zona do Porto não esquecer de avisar!!!!.
A cachorra já tem nome, será Fiona (sim, a do Sherek), quem deu a ideia do nome foi a madrinha Carla que teve a imensa paciência para ir sugerindo nomes começados por “F”, que é a letra que identifica a ninhada. Infelizmente não fomos a tempo e nem sei com que nome ficou no registo… mas para nós é Fiona na mesma. Por causa das mudanças e viagens vamos ter de a deixar com o criador mais uma ou duas semanas, é melhor assim do que ter de a deixar com alguém. Quando estive com ela no domingo passado sai de lá com as mãos todas vermelhas… morde em tudo o que apanha, está com excelentes reflexos e muito bonita.
Sinto-me uma dona babadíssima, amanha devo ir vê-la novamente, espero poder tirar mais umas fotografias.
sexta-feira, abril 22, 2005
Merecido Descanso
Na terça-feira estive com a minha cachorra e respectiva família, já anda, ladra, rosna, morde tudo o que mexe e brinca imenso. As fotos de hoje são em família.
A minha vida vai levar assim uma volta das grandes, espero no final de Maio poder regressar à Invicta definitivamente. Arranjar emprego é sem duvida a grande prioridade, vai ser difícil… mas também nunca fui de desistir ou de amolecer, "ou vai ou racha".
A Primavera deste ano vai ser um período de mudança, muita esperança e expectativa. O novo membro da família tem o seu lugar reservado, com direito a todo o tempo do mundo para grandes passeios e muitos mimos… tenho é de me habituar a não deixar o calçado espalhado pela casa fora…
Vou continuar a organizar as tralhas para que isto fique em condições e não lhes falte nada durante a próxima semana.
terça-feira, abril 19, 2005
Coisas e Loisas
Nunca fiz segredo que não sou adepta de religiões nem de cultos transcendentais, sou demasiado terra-a-terra, pôr a minha vida comandada por uma entidade superior, achar que tudo já está escrito e decidido desde que nascemos até que morremos sempre me fez muita confusão. Não estou para por as culpas em ninguém pelos meus fracassos ou que me estão a por à prova, questionando a minha fidelidade, se falhei espera-se que tenha aprendido com a falha se não aprendi vou falhar tantas vezes quantas as necessárias até aprender. Sou humana, não sou perfeita e gosto de ser assim, o resultado de uma evolução.
Hoje lá vou eu fazer 30Km para confirmar a informação que me chegou durante a manha, a cachorra já anda!!!!
Sara, agradeço a sugestão mas seria incapaz de colocar um nome próprio a um animal. Conheço imensas pessoas que o fazem e cada uma com o seu motivo, que respeito e não ponho em causa. Já fui acusada de tratar melhor os animais que as pessoas, mas não vou misturar as coisas, esta é a minha opinião. Quanto à palavra “Arena” longe de mim relaciona-la com um dos “divertimentos” mais retrógradas e bárbaros que existe … cada vez que o assunto é tourada lembro-me sempre da tradição do marido bater na mulher, em que o mais forte exerce o seu poder sobre o mais fraco. Felizmente algumas mulheres já não são o lado mais fraco, infelizmente os touros ainda não falam para poderem dizer o que acham sobre serem torturados e assassinados para divertimento do povo. Não me entra como podem seres humanos divertirem-se com o sofrimento de um animal… dá-me a volta ao estômago.
Estudo Médico
Os recém-nascidos que ganham peso rapidamente na primeira semana têm uma maior probabilidade de se tornarem obesos no futuro, segundo um estudo de investigadores norte-americanos.
Testes confirmam que por cada 100 gramas de peso que um bebé ganhe na primeira semana, o risco de se tornar num adulto obeso aumenta 10%.O estudo envolveu 653 pessoas que foram alimentados através de receitas quando nasceram nos anos 1970 e 1980. Estas pessoas apresentavam uma maior tendência para ganhar peso do que aquelas que foram alimentadas com leite materno à nascença.
In: Diário Digital
segunda-feira, abril 18, 2005
Arena?
Quando esta cachorra entrar na minha vida vou pela primeira vez ser confrontada com o dilema de ter um animal “trancado” dentro de casa, obviamente vou fazer por passear com ele tanto tempo quanto possível, assim como passar tempo útil com ela. Como me disse um amigo na semana numa conversa de MSN ela vai depender de mim durante anos, a responsabilidade é muita mas sei que estarei á altura!
Outro problema é o nome, a cachorra vai ser registada como manda o figurino nome do pai, nome da mãe e nome do criador… e que nome lhe chamo eu? A mãe chama-se Beatriz, (lindo nome para cachorra…) o nome do pai é impronunciável, resta-me aguardar. O único nome que me veio à cabeça foi Arena, é o nome da primeira cadela boxer que conheci, uma cachorra muito irrequieta, tigrada e linda, vi-a pela última vez à uns 2 anos em Ílhavo em casa da criadora Margarida.
Não é uma homenagem mas talvez uma lembrança, isto sem por de lado todos os rafeiros mimalhos que nestes 30 anos conheci. Os boxers foram a raça que mais me acompanhou, na casa de amigos e conhecidos havia sempre um focinho enrugado a pedir mimos e brincadeira.
Tão curto e tão rápido
Sábado tive aquele orgulho todo de poder conhecer pessoalmente a felicidade da Marcia, encontrei uma mulher doce, de olhar meigo e cheia de amor para dar, do lado um marido tão compreensivo quanto ela… um casal que curte a olhos vistos o seu novo estado de gravidez. Uma honra poder partilhar do mesmo espaço que eles, o quanto se aprende com o amor. Amiga, adorei conhecer-te!
No domingo, e já de regresso a casa, dediquei-me a lavar o aquário do meu dinossauro. Está cada vez maior, nem sei como ainda consegue crescer mais, sempre pensei que cágados tinham tamanho limite… Quando tiver uma casa com quintal ou jardim ela terá o seu espaço ao sol, para já terá de se manter no aquário.
Estou novamente possuída pela doença Dan Brown, o marido comprou o livro “Anjos de Demónios” que repousa na mesa-de-cabeceira desde o dia do pai, lê um ou dois capítulos por noite… a mim este ritmo de leitura tira-me do sério. Quando se gosta do livro lê-se, se não se gosta mastiga-se umas páginas e encosta-se, fui ter a certeza e peguei no livro. Faltam-me 50 páginas para terminar, tal como o “Código Da Vinci” este come-se que é uma maravilha, fiquei sem entender como alguém demora 1 mês a chegar a meio se eu num fim-de-semana o despachei.
sexta-feira, abril 15, 2005
Serão Encantador
Teria ficado por lá ainda mais tempo se a chuva não viesse estragar a festa. Engraçado foi ouvir os cachorrinhos a ladrarem quando me afastei deles, durante as festas e mimos derretem-se todos uma pessoa afasta-se e leva com aquele ladrar ainda em fase experimental… obviamente sempre que um deles ladrava era risota geral.
Aqui ficam duas fotos da minha princesa no meu colo:
quinta-feira, abril 14, 2005
Update ou Up-to-date
Agora podem espernear na boa, se não me entregarem o carro em condições o próximo passo é escrever um texto bem bonito para os dois jornais regionais que há na zona (pela primeira vez acho bom esta gente não ler jornais nacionais) onde avisarei a população dos riscos que correm ao comprarem as suas viaturas naquele stand. Vai saber-me mesmo muito bem!
A notícia boa do dia, o boss emprestou-me o Smart de serviço e vou poder ir ver hoje a minha coisa doce. Era para lá ter ido na terça-feira, mas sem carro foi impossível, lá vou eu matar saudades daquela bola de pêlo irrequieta, hoje já deve andar, ladrar e os dentinhos a começar a nascer… já se notou que é uma cachorrinha linda o motivo desta minha alegria. Apesar da minha preguiça me dizer que não tenho tempo o meu coração fala mais alto, aquele focinho escuro de olhos brilhantes merece tudo.
Próximo passo, pedir 15 dias de férias ao boss, preciso de me esticar uns dias… mesmo que não vá para lado nenhum em especial. Já fiz 1 ano de trabalho consecutivo, só com 1 semana de lua-de-mel pelo meio, já está mais do que na hora.
Coisas de Mulher
A vitamina E pode reduzir drasticamente a intensidade e duração das dores menstruais, segundo um estudo realizado por uma equipa de investigadores da Universidade Tarbait Modarres no Irão e publicado no British Journal of Obsterics and Gynaecology.
De acordo com especialistas britânicos, a descoberta poderá ajudar milhares de adolescentes.
As dores menstruais afectam cerca de 40% de mulheres adultas e mais de 10% deparam-se com limitações nas suas actividades durante três dias por cada ciclo.
Fizeram parte do estudo cerca de 280 raparigas entre os 15 e os 17 anos. No final, os investigadores chegaram à conclusão que as raparigas que tomaram vitamina E apresentaram um decréscimo na intensidade das dores, com uma consequente diminuição da ingestão de analgésicos.
Os peritos anunciaram que as vantagens do uso de vitamina E para a dismenorreia nas jovens sustentam-se nos seus efeitos notórios e pela ausência de efeitos secundários.
Fonte: Diário Digital
A vitamina E tem uma poderosa acção antioxidante na luta contra os radicais livres. Pensa-se que pode prevenir certas formas de cancros. Tem uma comprovada acção preventiva da aterosclerose.
O que é a vitamina E (ou tocoferol)É uma vitamina lipossolúvel, que se armazena no tecido adiposo
Para que se utiliza a vitamina E
Evita a oxidação dos ácidos gordos poliinsaturados presentes nas membranas celulares. Actua como antioxidante, ao quebrar a cadeia de reacções dos radicais livres. Tem um papel importante na prevenção de aterosclerose, acidentes vasculares cerebrais, doenças cardíacas e em certas formas de cancro. A vitamina E actua sinergicamente com o selénio.
A vitamina E encontra-se nos óleos de milho, de semente de algodão, de soja, no azeite, gérmen de trigo, sementes de girassol, soja, frutos secos (amêndoa, caju, nozes, etc.), fígado de vaca e gema de ovo.
Fonte: Milennium BCP
terça-feira, abril 12, 2005
segunda-feira, abril 11, 2005
Ando suspirante
Não me lembro de me ter sentido assim antes, mal viro costas fico com saudades do cheiro dela, daquele grunhido cheio de mimo, das patinhas sarapintadas de branco… amanha ou quinta farei nova visita.
Está mais do que decidido, será minha daqui a mês e meio!
sexta-feira, abril 08, 2005
Perguntas
*Porque é que os Flintstones comemoravam o Natal se eles viviam numa época antes de Cristo???
*Porque é que os filmes de batalha espaciais têm explosões tão barulhentas se o som não se propaga no vácuo???
*Se depois do banho estamos limpos porque é que lavamos a toalha???
*Se Deus está em todo lugar, porque é que as pessoas olham para cima para falar com ele???
*Se os homens são todos iguais, porque é que as mulheres escolhem tanto???
*Porque é que a palavra "Grande" é menor do que a palavra "Pequeno"???
*Porque é que "Separado" se escreve tudo junto e "Tudo Junto" se escreve separado???
*Se o vinho é liquido, como pode existir vinho seco???
*Porque é que as luas dos outros planetas têm nome mas a nossa se chama só lua???
*Por que as pessoas apertam o comando da televisão com mais força quando a pilha está fraca???
*O instituto que emite os certificados de qualidade ISO 9002 tem qualidade certificada por quem???
*Quando inventaram o relógio como sabiam que horas eram para poder acertá-lo???
*Se a ciência consegue desvendar até os mistérios do DNA, porque é que ninguém descobriu ainda a fórmula da Coca-Cola???
*Como foi que a placa "É Proibido Pisar a Relva" lá foi colocada???
*Porque é que quando alguém nos pede que ajudemos a procurar um objecto perdido temos a mania de perguntar: "Onde é que perdeste?"???
*Porque é que há pessoas que acordam os outros para perguntar se estavam a dormir???
quinta-feira, abril 07, 2005
Muito obrigado!!!!
A Internet faz maravilhas e nunca tive tanta gente a dar-me os parabéns A-D-O-R-E-I, recomendo a toda a gente, deixa o ego lá em cima.
Como moro longe da família e dos amigos só tive prenda do marido, um leitor de MP3 lindo de morrer:
Um Mini Zen da Creative, com capacidade para 5GB de musica ou qualquer outro tipo de dados, todo branco…
Maridão, adoro tu!!!!
terça-feira, abril 05, 2005
Está quase!!!
São 31 anos, uma vida vivida com muito gosto que assim continuará a ser até pelo menos aos 120 anos, porque eu é que sei!
Ana, quanto ao jogo nem sombras dele, também pensei em mandar vir da Amazon mas o prazo de entrega era para Junho… por causa do teu comentário topei a tua participação no Blog Apito Feminino, aqui fica uma sugestão de leitura.
quinta-feira, março 31, 2005
Fiquei agarrada…
O problema é que não podemos jogar ao mesmo tempo, joga-se on-line e apesar de se poder criar várias personagens só se pode usar uma de cada vez, personagens que estão presas à cd key do jogo.
O marido aproveitou o entusiasmo para decidir qual será a minha prenda de aniversário, uma versão do jogo só para mim. Depois de muito procurar descobriu-se que está esgotado… e sem previsões para entregas. Agora tenho um marido desesperado sem saber o que me oferecer…
Pois é, dentro de alguns dias faço 31 anos, agradecia os mimos da praxe!
quarta-feira, março 30, 2005
Voltei de lá
Sexta à noite tive o privilégio de conhecer a PM e o namorido, duas pessoas fantásticas que me aturaram a falar a noite toda… santas pessoas.
Depois sábado rumou-se em direcção à santa terrinha, parecia Natal nem rede tinha no telemóvel, com toda a família reunida à volta da mesa.
No domingo foi a correria do costume, lá em casa ainda se recebe o “compasso” de madrugada… ou seja lá para as 9 da manha, hora em que eu devia estar no meu 4º sono. Não admira que estes católicos sejam todos stressados da cabeça, dormem pouco.
Na segunda-feira dormi até bem mais tarde, almocei com a mamã que já estava de lágrima no olho por ver as filhas irem novamente embora depois de um fim-de-semana de casa cheia.
Antes que me esqueça, já cá cantam os bilhetes para ir ver o novo espectáculo do Pedro Tochas "Maiores de 18", vou ver dia 29 de Abril no Teatro do Campo Alegre, vai ser demaiisssss!!!!!
quinta-feira, março 24, 2005
Férias
Vão ser 4 dias sem nada para fazer, amanha vou para a Invicta, onde espero conhecer a PM, sábado rumo à santa terrinha para passar a Páscoa com os meus pais, fico até segunda-feira.
Vai saber-me tão beeeeeemmmmmmmmmm… ai, que nunca mais são 6 da tarde.
segunda-feira, março 21, 2005
Novos Blogs
- És tudo para nós bebé
- Futura Mama
- Tia Moky
- Assim são os dias...
- De bebé
quinta-feira, março 17, 2005
Olha eu aqui
Recebi por e-mail e não resisti a partilhar, apesar de não ir muito com espanhóis desta vez fizeram a coisa acertada:
No hay parto sin dolor. Que se lo pregunten a Luis Tosar.
Este vídeo deverá também servir de resposta para a pessoa que não se identificou num comentário a um post meu mas que perguntava qual era a diferença entre uma Casa de Parto e uma Maternidade.
Numa Casa de Parto a mulher é respeitada.
Este domingo a minha mãe faz anos e estou sem ideias para uma prenda, no fim-de-semana ainda me lembrei de uns bilhetes para ir ver um bailado… mas andar com o marido na Fnac é tudo menos vontade de esperar na fila para comprar bilhetes… se fosse para comprar o Grand Turismo 4 já não tinha tanta pressa.
Sugestões aceitam-se.
Água...
Agora usamos toalhas em azeite mineral para limpar a pele. Antes todas as mulheres mostravam as suas formosas cabeleiras. Agora devemos rapar a cabeça para a manter limpa sem água. Antes o meu pai lavava o carro com a água que saía de uma mangueira. Hoje os meninos não acreditam que a agua se utilizava dessa forma. Recordo que havia muitos anúncios que diziam CUIDA DA ÁGUA, só que ninguém lhes ligava; pensávamos que a água jamais se podia terminar.
Agora, todos os rios, barragens, lagoas e mantos aquíferos estão irreversivelmente contaminados ou esgotados. Antes a quantidade de água indicada como ideal para beber era oito copos por dia por pessoa adulta. Hoje só posso beber meio copo. A roupa é descartável, o que aumenta grandemente a quantidade de lixo; tivemos que voltar a usar os poços sépticos (foças) como no século passado porque as redes de esgotos não se usam por falta de água.
A aparência da população é horrorosa; corpos desfalecidos, enrugados pela desidratação, cheios de chagas na pele pelos raios ultravioletas que já não tem a capa de ozono que os filtrava na atmosfera, imensos desertos constituem a paisagem que nos rodeia por todos os lados. As infecções gastrointestinais, enfermidades da pele e das vias urinárias são as principais causas de morte.
A indústria está paralisada e o desemprego é dramático. As fábricas dessalinizadoras são a principal fonte de emprego e pagam-te com água potável em vez de salário.
Os assaltos por um bidão de água são comuns nas ruas desertas. A comida é 80% sintética. Pela ressequidade da pele, uma jovem de 20 anos está como se tivesse 40. Os científicos investigam, mas não há solução possível. Não se pode fabricar agua, o oxigénio também está degradado por falta de árvores o que diminuiu o coeficiente intelectual das novas gerações.
Alterou-se a morfologia dos espermatozóides de muitos indivíduos, como consequência há muitos meninos com insuficiências, mutações e deformações. O governo até nos cobra pelo ar que respiramos. 137 m3 por dia por habitante e adulto. A gente que não pode pagar é retirada das "zonas ventiladas", que estão dotadas de gigantescos pulmões mecânicos que funcional com energia solar, não são de boa qualidade mas pode-se respirar, a idade média é de 35 anos.
Em alguns países ficam manchas de vegetação com o seu respectivo rio que é fortemente vigiado pelo exército, a água voltou-se um tesouro muito cobiçado mais do que o ouro ou os diamantes. Aqui em troca, no há arvores porque quase nunca chove, e quando chega a registar-se uma precipitação, é de chuva ácida; as estações do ano têm sido severamente transformadas pelas provas atómicas e da indústria contaminante do século XX. Advertiam-se que havia que cuidar o meio ambiente e ninguém fez caso. Quando a minha filha me pede que lhe fale de quando era jovem descrevo o bonito que eram os bosques, lhe falo da chuva, das flores, do agradável que era tomar banho e poder pescar nos rios e barragens, beber toda a água que quisesse, o saudável que era a gente. Ela pergunta-me: Papá! Porque se acabou a agua? Então, sinto um nó na garganta; não posso deixar de sentir-me culpado, porque pertenço à geração que terminou destruindo o meio ambiente ou simplesmente não tomámos em conta tantos avisos. Agora os nossos filhos pagam um preço alto e sinceramente creio que a vida na terra já não será possível dentro de muito pouco porque a destruição do meio ambiente chegou a um ponto irreversível.
Como gostaria voltar atrás e fazer com que toda a humanidade compreendera isto quando ainda podíamos fazer algo para salvar ao nosso planeta terra!
Documento extraído da revista biográfica "Crónicas de los Tiempos" de Abril de 2002
quarta-feira, março 09, 2005
De volta à normalidade
Curso de Socorrismo feito, aprovada!
Na empresa as coisas acalmaram, já começo a ter tempo para voltar a beber o meu chá a meio da manha e da tarde… que falta me estava a fazer estes pedacinhos.
Para quem não comprou a revista Sábado, eu fiz scan às páginas que continham o artigo, podem ler o artigo aqui e o resto aqui.
O marido está com uma contractura nas costas, foi ao médico de manha que lhe receitou um relaxantes muscular com analgésico. Espero que faça efeito depressa… esta noite que passou foi terrível, nenhum de nós dormiu direito.
A maior novidade é que de um encontro de Doulas, grávidas, futuras-gravisdas e um enfermeiro saiu a iniciativa de se abrir em Portugal a Primeira Casa de Parto.
Aos intervenientes, eu por força maior não pude estar presente, os meus parabéns pela tomada de posição e iniciativa.
quinta-feira, março 03, 2005
Sábado
Foram entrevistadas as Doulas Carla Guiomar e Luísa Condeço, bem como mães que por elas foram acompanhadas.
Comprar e ler com atenção!
terça-feira, março 01, 2005
Parabéns Márcia!!!!
Mas hoje tive uma excelente notícia, a Márcia disse-me que estava grávida. Acho que até os meus olhos brilham, fiquei tão contente… sei o quanto esta gravidez é desejada, que esse bebé vai ser imensamente amado… estou mesmo muito bués de caraças contente.
segunda-feira, fevereiro 28, 2005
Da Vinci... de novo
"A RTP1 vai transmitir esta segunda-feira um documentário, seguido de um debate, subordinado à controvérsia lançada pelo livro «Código Da Vinci», o romance policial de Dan Brown.
A jornalista Márcia Rodrigues conduz esta edição especial, que começa às 22:45 horas, com a transmissão da reportagem de investigação «Jesus, Maria Madalena e Da Vinci», um trabalho que analisa questões controversas sobre as vidas de Jesus e Maria Madalena, à luz das obras do mestre italiano.
Logo a seguir, às 23:30 horas, Márcia Rodrigues lança o debate, na rubrica «Os Mistérios da Fé». Diversos especialistas sobre temas religiosos vão discutir a legitimidade dos argumentos apresentados e terão a oportunidade de revelar as suas posições em relação ao livro." In Diário Digital
Porque motivo andamos sempre a copiar os outros? E só copiamos o que não interessa…
Que tal copiar os países que aplicam multas a quem não vai votar?
sábado, fevereiro 26, 2005
Mãe & Companhia
Adorei esta imagem... é da pertença do blog Mãe e Cia.
sexta-feira, fevereiro 25, 2005
Maridinho
O curso termina e lá está ele á porta à minha espera. Adoro esta minha criança grande.
quarta-feira, fevereiro 23, 2005
112
Uma coisa que eu considerava do conhecimento comum, mas afinal não é bem assim, é que para ligar o 112 de um telemóvel basta ter bateria. Não é necessário ter saldo nem é preciso ter cartão inserido no telemóvel, a bateria basta para se poder ligar de qualquer lugar para o 112, também não é preciso ter rede.
terça-feira, fevereiro 22, 2005
Serões Portugueses
Já não estava habituada a sair de casa às 8 da manha e chegar às 11 da noite. Habituada a chegar a casa cedo tomar uma banhoca, enfiar-me no pijama, jantar e ver TV transforma-se numa chuveirada sonolenta, vestir o pijama e ir para a cama… nem o CSI do AXN posso ver *snif*, vão ser duas semanas muito ruins.
Se bem que a moda antes era as Emergências Médicas a febre dos Policiais volta, não pelas mãos da saudosa Balada de Hill Street mas pelo CSI: Crime Scene Investigation, CSI Miami e CSI New York, acho que o mundo inteiro é induzido em erro ao pensar que sempre que alguém é assassinado uma equipa deste tipo de profissionais é mobilizada.
Acho desumano as emissoras de canal aberto despejarem novela atrás de novela, que desse uma novela ainda vá… mas duas seguidas? Sem contar com o conteúdo interessantíssimo dos Malucos do Riso ou Batanetes ou o raio que os parta… Isto estupidifica a cabeça às pessoas.
Tenho saudades da televisão de antigamente, um filme às quartas-feiras para a família assistir, uma só novela imediatamente a seguir ao noticiário e um programa para meter um pouco de cultura nas cabeças deste país. Até o TV Rural aos domingos de manha era melhor que a porcaria de programação que despejam… nem vou comentar os desenhos animados que as nossas crianças vêm.
segunda-feira, fevereiro 21, 2005
Martim!!!!
O meu saudoso unkymoods está de volta, ficava sempre com a ideia que alguma coisa faltava ali…
O papá do Gabriel fez uma página onde se podem ver as suas primeiras fotos, é só clicar no nome.
Também já há fotos do Miguel na página da Doula Su.
Soube recentemente que uma amiga minha de longa data também está à espera de bebé, já lá cantam 15 semanas de um muito esperado bebé. Obviamente fiz-lhe o convite da praxe para a Lista das Doulas de Portugal, quando soube da noticia pelo pai babado não consegui evitar ficar com aquele sorriso de orelha a orelha… ser mulher é realmente a melhor coisa do mundo.
Rescaldo
Eu votei, com consciência dei a minha opinião sobre a gestão deste país à beira mar plantado, não sou como quem nem se deu ao trabalho de sair de casa e que vai andar a por defeitos a quem ganha ou a criticar quem perde.
É o país que temos, ou lutamos por ele ou então deixamos que lutem não vamos dificultar as coisas a quem tenta fazer alguma coisa.
Até agora manifestei de forma neutra a minha posição eleitoral, agora digo que a minha vitória foi conseguida, uns queriam maioria absoluta, outros queriam um número certo de deputados… eu queria que corressem com o Paulo Portas. O homem que mais inutilmente gastou o dinheiro que tanto nos custa a ganhar, o homem que mais nos envergonhou demitiu-se, finalmente o CDS/PP poderá renascer das cinzas e voltar a ser o partido que sempre foi.
Todos os sítios por onde este senhor andou causou mau ambiente e grandes problemas, quer a nível politico como a nível profissional, já estava mais do que na hora de se afastar e de deixar trabalhar quem de direito.
Viva Portugal!
sexta-feira, fevereiro 18, 2005
Apelo ao Voto
Apelo ao voto, seja ele branco ou colorido. Manifeste o seu descontentamento ou opinião, vote de acordo com a sua consciência… mas vote.
A abstenção mostra desinteresse, e quem não se interessa não vai poder mais tarde reclamar que lhe falta isto ou aquilo. A abstenção mostra falta de gosto por este país, pode ser pequeno, pode ser preconceituoso, pode ser do pior… mas é o nosso país, eu gosto dele.
Votar é o direito e um dever, exerça ambos! Dia 20 VOTE!
quinta-feira, fevereiro 17, 2005
Bem Vindo Gabriel e Rodrigo!!!
E nasceu o Gabriel, com 52 cms e 4,015 kgs, eram 2:45 da manha na Maternidade Júlio Dinis no Porto. Os papás Isabel e Hugo estão de parabéns… a vida deles mudou hoje para muito melhor. Felicidades à nova família que nasceu.
Um mimo muito especial para mais uma familia, a Avena teve o tão esperado Rodrigo!
Uma beijoca repenicada para os papás babados.
quarta-feira, fevereiro 16, 2005
Parabéns Miguel!
terça-feira, fevereiro 15, 2005
Serão de Sonho
Hoje fazemos 9 meses de casados e espera-me serão igual ao de ontem, é bem feita para eu aprender a não casar com crianças.
Já fui pagar metade do Curso de Primeiros Socorros que começa na próxima segunda-feira, duas semanas das 20 às 23 horas, estou mesmo a ver quem se vai esquecer de me ir buscar no final do curso…
Eu vou sobreviver…
Força Miguel!!!!
O Miguel já está a caminho, aguarda-se com expectativa noticias da mãe Su que está muito bem acompanhada pela Doula Cristina.
O Rodrigo parece que está pronto. Rapazinho a tua mãe está á espera!
segunda-feira, fevereiro 14, 2005
Dia dos Namorados
No sábado foi noite de Restaurante Japonês, fomos com uns amigos para não passarmos vergonha, adorei o sushi… aquilo é divinal, já prometi um regresso para breve.
A prenda para o marido foi comprada dentro de tanto secretismo que no sábado á noite ele já a tinha, um kit da Lego para construir um Ferrari – F1. Terminou a construção ontem de tarde, já está na sala em exposição, estes homens são tão fáceis de contentar…
Eu tive direito a um DVD dos Rolling Stones gravado ao vivo em 1969, que vou ver logo á noite mal termine de ver o filme Spanglish (que comecei a ver na passada quinta-feira).
sexta-feira, fevereiro 11, 2005
Logo de manha
As únicas pessoas que deveriam receber quase o mesmo seriam os fiscais, seja de que áreas forem. Que sejam homens ricos, abastados… incorruptíveis!
quarta-feira, fevereiro 09, 2005
Tcharamm!
- Vem a Caminho
- Não é Tarde
Está de novo on-line o Fetal-blog, o primeiro que li e que fez de mim a madrinha mais babada deste mundo.
terça-feira, fevereiro 08, 2005
Era bom e acabou-se
Se alguém lhe disser que 4 dias sem fazer nada são o suficiente … é mentira.
Estava a saber-me tão bem ficar em casa sem fazer nenhum…
Ando a dormir pouquíssimo, adormecer tarde e acordar cedo, hoje eram 5 e meia da manha vim por roupa na máquina para lavar…
Ontem ainda consegui ir ao cinema, “Vera Drake” um drama social nos anos 50, muito bom mesmo… quando a vida familiar se desmorona por se fazer o que se acredita ser certo, por mais que o mundo diga o contrário.
Hoje foi dia do pijama, eram 4 da tarde e ainda não o tinha tirado. “Closer” foi a eleição, um filme estranho, pesado…
quinta-feira, fevereiro 03, 2005
Profissão Mãe
"Uma mulher foi renovar a sua carta de condução.
Pediram-lhe para informar qual era a sua profissão.
Ela hesitou, sem saber bem como se classificar.
"O que eu pergunto é se tem um trabalho", insistiu o funcionário.
"Claro que tenho um trabalho", exclamou. "Sou mãe".
"Nós não consideramos 'mãe' trabalho. Vou colocar Dona de Casa", disse o funcionário friamente.
Não voltei a lembrar-me desta história até o dia em que me encontrei em situação idêntica. A pessoa que me atendeu era obviamente uma funcionária de carreira, segura, eficiente, dona da situação.
"Qual é a sua ocupação?" Perguntou.
Não sei o que me fez dizer isto; as palavras simplesmente saltaram-me da boca para fora:
"Sou Doutora em Desenvolvimento Infantil e em Relações Humanas."
A funcionária fez uma pausa, a caneta de tinta permanente a apontar para o ar, e olhou-me como quem diz que não ouviu bem. Eu repeti pausadamente, enfatizando as palavras mais significativas.
Então reparei, maravilhada, como ela ia escrevendo, com tinta preta, no questionário oficial.
"Posso perguntar", disse-me ela com novo interesse - "O que é que faz exactamente?
Calmamente, sem qualquer traço de agitação na voz, ouviu-me responder:
"Desenvolvo um programa a longo prazo (qualquer mãe faz isso) em laboratório e no campo experimental (normalmente eu teria dito dentro e fora de casa). Sou responsável por uma equipa (minha família), e já recebi quatro projectos (todos meninas). Trabalho em regime de dedicação exclusiva (alguma mulher discorda?), o grau de exigência é em nível de 14 horas por dia (para não dizer 24 horas).
Houve um crescente tom de respeito na voz da funcionária que acabou de preencher o formulário, levantou-se, e pessoalmente abriu-me a porta.
Quando cheguei a casa, com o título na minha carta de condução, fui recebida pela minha equipa: uma com 13 anos, outra com 7 e outra com 3 anos. Do andar de cima, pude ouvir o meu novo experimento (um bebé de seis meses) testando uma nova tonalidade de voz. Senti-me triunfante!
Maternidade... Que carreira gloriosa! Assim, as avós deviam ser chamadas - "Doutoras-Sénior em Desenvolvimento Infantil e em Relações Humanas".
As bisavós: "Doutoras-Executivas-Sénior".
E as tias: "Doutoras-Assistentes".
Uma homenagem carinhosa a todas as mulheres, mães, esposas, amigas, companheiras - Doutoras na Arte de fazer a vida melhor.
A todas as MULHERES, com carinho.
Gostei Sim
O Governo aprovou ontem uma nova lei que proíbe a venda de tabaco a menores de 16 anos.
A nova legislação decreta também a proibição de fumar em locais de trabalho fechados e prevê a criação de restaurantes para fumadores. Nas discotecas, o tabaco continua sem restrições. "
In: Correio da Manha
E aprovaram eles muito bem!
Infelizmente continuarei a não conseguir estar mais de 1 hora numa discoteca, os meus olhos ardem e ficam vermelhos de uma maneira que é impossivel ficar mais tempo.
quarta-feira, fevereiro 02, 2005
Ai a Minha Vida
O Dendimim vai estar sempre dentro de mim, ganhei uma amiga e isso não tem preço.
Mais um relato de parto na Lista, este escrito 24 horas depois de tudo ter acontecido. Só mesmo num parto destes para a mãe conseguir fazer a sua vida normalmente tão pouco tempo depois.
Porque será que estas coisas me deixam de sorriso estampado?
A Natureza é uma coisa tão linda...
Será Karma?
«O país perdeu a inteligência e a consciência moral. Os costumes estão dissolvidos, as consciências em debandada, os caracteres corrompidos.
A prática da vida tem por única direcção a conveniência. Não há princípio que não seja desmentido.
Não há instituição que não seja escarnecida.
Ninguém se respeita.
Não há nenhuma solidariedade entre os cidadãos. Ninguém crê na honestidade dos homens públicos. Alguns agiotas felizes exploram.
A classe média abate-se progressivamente na imbecilidade e na inércia.
O povo está na miséria.
Os serviços públicos são abandonados a uma rotina dormente. (...)
O Estado é considerado na sua acção fiscal como um ladrão e tratado como um inimigo. (...)
A certeza deste rebaixamento invadiu todas as consciências. Diz-se por toda a parte: o país está perdido!»
Eça de Queirós, 1871
terça-feira, fevereiro 01, 2005
Adopção
Reportagem: Candidatos queixam-se de falta de informação, mau atendimento e de prazos que não são cumpridos. Pais acusam Segurança Social de «despachar» crianças, depois de adoptadas
"Filomena Faustino procura adoptar uma menina, entre os dois e os quatro anos, de qualquer cor e sem graves problemas de saúde. Inscreveu-se nos serviços da Segurança Social de Leiria num processo de adopção singular, mas, oito meses depois, o processo de avaliação, que devia estar concluído ao fim de seis meses (segundo a nova lei da adopção), ainda não começou.
Esta socióloga de 39 anos contou ao PortugalDiário que neste período «todos os contactos telefónicos foram por iniciativa própria. Se eu não telefonar e perguntar o que se passa, ninguém me diz nada», lamenta. Mas mesmo quando questionados sobre quando irá iniciar o processo, os técnicos da Segurança Social «dizem sempre que não sabem. Respondem que ainda têm em mãos processos de 2003 e só depois irão iniciar os de 2004», explica.
Filomena decidiu optar pela adopção internacional porque «em Portugal o período de espera por uma criança depois da avaliação é de mais ou menos quatro anos». Mas esta opção só é aparentemente mais simples. Filomena queixa-se de que não lhe foi dada nenhuma informação acerca dos países em que é possível adoptar e adianta que, «apesar de ter assinado a convenção de Haia para a adopção internacional, Portugal não tem protocolos com nenhum país».(...)"
Noticia Completa
Comentários
A Familia Pipoca mudou de casa, chatearam-se com o sapo.
A Lista de Discussão das Doulas de Portugal teve hoje direito ao primeiro parto domiciliar, correu tudo muito bem... estamos muito orgulhosas do empoderamento desta mulher.
quinta-feira, janeiro 27, 2005
Conversa da Treta
Andam a desencaminhar-me para ir em Agosto ver U2, não é uma das minhas bandas favoritas mas reconheço que é uma banda memorável. Por causa das coisas não fui ver Sting que tanto gostava custa-me dizer que não a esta proposta…
Finalmente (quase um ano depois) ligaram-me da Cruz Vermelha, o curso de Primeiros Socorros onde eu tive vaga foi marcado para depois do Carnaval… ainda sem data certa.
Eu inscrevi-me para este curso em Abril do ano passado, não havia vagas para esperar que seria contactada. Ligaram na altura do Euro a dizer que os cursos tinham sido cancelados por não terem pessoal, estavam todos destacados para o Euro e que depois entravam em contacto comigo. Ligaram-me na semana passada, nada mau… eu até já me tinha esquecido.
E não perco o meu rico tempo a ver futebol! É o divertimento do povo, eu sou muito mais chique!
terça-feira, janeiro 25, 2005
News
Notícia quente, a nossa Mãe Galinha vai passar a ter publicadas as suas aventuras na Revista Pais e Filhos, a primeira aventura sai já na edição de Fevereiro.
Back to work!
segunda-feira, janeiro 24, 2005
Shall we dance?
Lua Cheia
sexta-feira, janeiro 21, 2005
Lisboa é Portugal, o resto é paisagem…
"Um Quarto dos Concelhos Portugueses Correm Risco de "Morte Social"
Regiões de Trás-os-Montes, Dão-Lafões e Baixo Alentejo marcadas por "situações graves" de analfabetismo e desemprego
Vinhais, distrito de Bragança, tem quase dois pensionistas por cada pessoa que trabalha. Em Penedono, nordeste de Viseu, o valor médio das pensões de velhice, invalidez e sobrevivência é o mais baixo do país: 163 euros por mês. A taxa de desemprego em Almodôvar, Baixo Alentejo, é de mais de 20 por cento. (...)"
Noticia completa
Coragem Gui!!!!
quarta-feira, janeiro 19, 2005
Deleted
Foi fácil habituar-me à rotina, todos os dias ler os mesmos blogs, falar com as mesmas pessoas no MSN, mandar e-mails para os endereços do costume… e de repente quebram-nos a corrente.
Quando comecei este blog em 2002 nunca me passou pela cabeça a dimensão que assumiria a febre dos blogs, por meses esteve esquecido, depois foi apagado (só os textos), depois novamente esquecido… às tantas uma falta de respeito para quem o lia, recomecei-o e sinto falta se não escrevo, faz parte de mim… são pedaços meus e do que me rodeia.
A ti que decidiste deixar a blogosfera, vê se me manténs actualizada no MSN…
All I Really Want
Todo este movimento Doulas de Portugal tem-me absorvido quase todo o tempo que tenho livre, não tenho lido blogs de ninguém… sou uma ingrata. Mas, agora que o fogo de ontem já acalmou devo poder voltar à minha rotina diária.
Alem de continuar a custar-me a adormecer, tenho acordado muito cedo, fico na cama até o despertador tocar… às 11 da noite estou cheia de sono, arrasto-me do sofá para a cama, deito-me e lá fico ás voltas. Vou ter de ter uma conversa muito séria comigo para saber o que se passa…
O meu dia vermelho aproxima-se e lá vem a famosa TPM, basta alguma coisa não acontecer como eu esperava para ser completamente absorvida com uma vontade imensa de partir tudo. Recomenda-se respirar fundo, relaxar, contar até 10 … e desatar aos berros a tudo o que mexe.
Acho que me falta aquela peça que dá a capacidade de desligar do mundo por breves instantes, talvez assim fosse mais igual a toda a gente… o mundo pode acabar, mas que não lhes tirem as distracções, como diria a Alanis Morissette em “All I Really Want”:
(…)
Why are you so petrified of silence
Here can you handle this?
Did you think about your bills, you ex, your deadlines
Or when you think you're gonna die
Or did you long for the next distraction
(…)
terça-feira, janeiro 18, 2005
Doulas na TV
As fotos já estão on-line no site da yahoo, só acessíveis a quem recebe a nossa Lista de Discussão, os curiosos terão de se esforçar um pouco mais.
Agora vou voltar ao trabalho.
segunda-feira, janeiro 17, 2005
A Humanização de Portugal
O testemunho foi passada para as mãos de 10 mulheres, nestes 3 dias fez-se história em Portugal.
As fotos coloco on-line mais logo, estarão disponíveis para consulta na página da Lista de Discussão na Yahoo, já lá estão algumas tiradas por outras Doulas.
Na quinta e sexta-feiras usei dia e meio de férias, agora é trabalhar dobrado para por tudo em ordem, trabalhar com homens realmente deixa muito a desejar no que toca a organização.
quinta-feira, janeiro 13, 2005
É Hoje!!!
Vai haver reportagem fotográfica que já tenho a minha máquina pronta, pilhas carregadas e um mizero cartão de 256MB... *snif*
Beijos e até ao meu regresso!
quarta-feira, janeiro 12, 2005
Reciclar
Liguei para o Departamento do Ambiente da Câmara Municipal que me disseram que iam comunicar à empresa responsável pela distribuição dos Ecopontos a solicitação de mais um para os meus lados, mas sem garantias…
Para quando a consciencialização do mundo de que tudo isto que está a acontecer com o tempo em Portugal uma seca das que não há memória e noutros países chuvas torrenciais, a subida do nível da água do mar que acompanha uma desglaciação que nos últimos 100 anos tem vindo a acontecer por causa do aquecimento global, etc…
A Natureza dá em dobro… o bem e o mal.
terça-feira, janeiro 11, 2005
Nova Morada
A nova casa é a que devia ser desde o inicio, a nova Lista de Discussão das Doulas de Portugal está alojada na Yahoo - http://br.groups.yahoo.com/group/doulasdeportugal/ - para subscrever basta mandar um e-mail para doulasdeportugal-subscribe@yahoogrupos.com.br que eu prontamente aprovarei.
Já adicionei na minha lateral um quadro publicitário à Lista de Discussão, quem quiser ter um também basta mandar um e-mail a pedir, como isto transforma o html todo não posso deixar aqui o código.
Até logo
segunda-feira, janeiro 10, 2005
Back Home
Duas sessões de cinema:
*“Sorte Nula” na sexta, um excelente filme português como já não via à muito tempo, uma comédia inteligente bem dirigida, um elenco divinal (até a Carla Matadinho soube dar o ar da sua graça… obviamente não “as” soube manter dentro do soutien) e um argumento muito original. Espero que os senhores realizadores portugueses aprendam e continuem o que começaram.
*”Ocean’s Twelve” no domingo, não achei tão bom como o anterior, deram uma volta ao argumento e romantizaram um pouco a coisa. Vale a pena ver… mas não rever.
No sábado compramos uma espécie de consola de jogos na Toys R Us e tem o Pacman!!! O som é igual às máquinas de jogos… ainda não lhe peguei com gosto, mas quando for vou tirar a barriga de misérias.
Como não tenho jeito nenhum para costura, a mãe está longe e a sogra eu quero longe... tive de pagar para subir uma bainha, pregar um botão (este foi por preguiça) e dar um jeito num descosido no meio das pernas em outro par.
Bem, está a ficar tarde... beijocas grandes, gordas e lambuzadas.
sexta-feira, janeiro 07, 2005
Travez Sexta...
Só para deixar beijocas e desejar um excelente fim-de-semana!
quinta-feira, janeiro 06, 2005
Faltam 7 dias
As possíveis férias mudaram um pouco de geografia, o marido falou com a minha irmã e ela com o marido. Resultado foi alugar qualquer coisa em Andorra e ficar por lá uns 4 ou 5 dias. Já não tenho férias à tanto tempo que já nem sei como é…
De hoje a 8 dias já vou estar na companhia das doulas, começo a sentir aquele frio no estômago… tipo criança que se aproxima do primeiro dia de aulas. Vou ser oficialmente apresentada a um mundo maravilhoso, onde a Natureza é respeitada e onde se deixa o corpo da mulher falar mais alto.
quarta-feira, janeiro 05, 2005
Work Work Work
Hoje foi dia de depilação, pego na minha epilady e começo… ai, que dores horríveis!!!! Não sei se era do frio se estava mais sensível mas já não me lembro de ter feito depilação que me tivesse doido tanto, até me passou pela cabeça ficar só com uma perna depilada…
O cansaço já pesa e guardar para esta hora as andanças bloguistas não ajuda ao descanso, amanha é outro dia… contagem decrescente para o curso.
terça-feira, janeiro 04, 2005
Olé!
O meu chefe vai ter um fanico…
Daniel, bem-vindo!
Um agradecimento especial à Mamã Biscoito pela boa notícia sobre os Pifelins, que o Daniel seja muito bem-vindo a este mundo.
segunda-feira, janeiro 03, 2005
Estou de Volta
Será que a Flávia já tem o irmão deste lado do mundo? Alguém tem notícias?
O pior já passou
No próximo fim-de-semana vou tentar encontrar-me com a Teresa, é um encontro à muito adiado.
A alegria da vida tem de ser comemorada, e é uma honra poder ajudar a essa comemoração.
domingo, janeiro 02, 2005
Balanço
Fevereiro – Já atrasada começo a procurar um vestido para o casamento que seria em Maio. Lá em casa não se dorme com dois cães que ladram a noite toda no andar a baixo do nosso.
Março – Arranjo emprego numa empresa que vai abrir em Maio, até lá terei de ficar por casa… que está de mudanças.
Abril – Mudança para a nova casa, mais bonita e num sitio bem mais calmo. Começa toda a gente a apressar-me para o casamento, acho que a única calma era eu.
Maio – Novo emprego. Caso no dia mais “gordo” da minha vida, a tanga de que noiva nervosa emagrece na semana anterior ao casamento é mentira!!!! Lua-de-mel na Tunísia, muito cansativa.
Junho – O Euro faz mover Portugal, até a mim que não sou grande amante deste esférico.
Julho – Phil Collins, eu vi, eu estive lá!!!!
Agosto – Este ano não houve férias, fez-me falta o sol.
Setembro – Barco Borndiep vem a Portugal, a organização Woman on Wawes é recebida com barcos de guerra, Portugal é chacota do mundo.
Outubro – Nasceu o Duarte Miguel, mais um rebento no grupo de amigos. Descubro as Doulas de Portugal… o melhor que me podia ter acontecido.
Novembro – Tomo a decisão de quero ser uma Doula, na Baby Feira Mix conheço a Carla e a Luísa com elas terei formação em Janeiro.
Dezembro – A catástrofe da Ásia no final do mês…
sábado, janeiro 01, 2005
Bem Vindo 2005!
Ficou pendurado num guarda-fatos até ontem… em que descobri, ao tentar vesti-lo, que já não me serve. Era o marido a tentar puxar o fecho e a minha irmã mais nova a ajudar unindo o tecido. Já sem conseguir respirar procuro com a mão nas minhas costas o sítio onde o fecho estava… a distancia era na boa de uns 3 dedos.
Puxo pela memória e na altura em que o comprei devia pesar uns 45Kg, agora são mais 10... o que me passou pela cabeça em pensar que me serviria?
O vestido de cerimónia do costume foi o suficiente.
O resto da noite correu bem, o barzinho onde o pessoal se juntou estava com o ambiente porreiro, os amigos estavam lá… foi perfeito.
Ano novo, vida nova?