segunda-feira, julho 19, 2004

Manias...

Esqueci-me de dizer que na semana passada tive sessão doméstica de cinema, vi o "Shrek-2", está simplesmente hilariante… mas já não acho um desenho animado para crianças, acho que perdem grande parte das piadas. A voz do António Banderas no Gato das Botas, sensualíssima!!!
Ontem vi o "Harry Potter and the Prisoner of Azkaban" continuo sem lhe achar grande piada, nem ao filme nem aos livros…
 
Vem aí “Exorcist – The Beginning” sempre adorei este filme, li o livro numa idade menos própria (aos 12 anos) às escondidas do meu pai, imediatamente a seguir às palavras dele “Rosa Maria, sei que gostas muito dos livros do pai, mas este ainda não podes ler. É muito violento e não vais entender a história”. Por mais que ele me tivesse explicado não ia adiantar, tinha espicaçado convenientemente a minha curiosidade, não resisti e em duas noites comecei e terminei. Apesar de na segunda noite me ter custado imenso, tinha dormido pouco na véspera… mas o medo era tanto que fechar o livro, apagar a luz e fechar os olhos sem imaginar coisas era impossível. A partir daí ganhei uma preferência muito especial sobre ficção religiosa ou documentários que de certa forma ponham à prova a necessidade de acreditar em algo celeste ou numa entidade superior protectora…
 
Nasci e fui criada no seio de uma família bastante religiosa que vai à missa todos os domingos, fui baptizada, fiz a primeira comunhão, a comunhão solene e fui crismada, como rebelde que era sempre em revelei contra os padrões do normal e mostrava o meu desagrado nessas práticas, mal tive hipótese afastei-me e preferi ser a responsável pelos meus actos, arcando com as consequências ou o devido mérito, coisas que detesto atribuir a “entidades superiores” que não vejo. A minha vida a mim pertence!
Obvio que a minha mãe tem muita pena desta filha dela ser tão pouco crente, mas foi ela que me ensinou que não devia mentir nem ser hipócrita. Ensinou-me a respeitar os outros e a aceita-los tal como são, ensinou-me que a felicidade está nas pequenas coisas, que quanto mais dermos mais recebemos… tem mesmo de haver religião metida nisto? Não pode ser só educação de mãe a uma filha?
 
Isto são os resultados de um fim-de-semana mal dormido…  com a visão de uma semana muito complicada.

Sem comentários: